Cássia dos Coqueiros completou 49 anos em 18 de fevereiro. Nesta data, no ano de 1959, o antigo distrito ganhou a denominação de município, separando-se, oficialmente, de Cajuru. Mas a história começa muito antes da Lei estadual nº 5285, que elevou Cássia dos Coqueiros à categoria de município.


A região foi descoberta no final do século XVIII por caçadores de metais preciosos: os bandeirantes. Encontraram uma mata cortada por rios e cachoeiras, além de uma grande plantação de coqueiros.

Por volta de 1830, José Moreira da Silva, garimpeiro que ia em direção a São Francisco de Monte Santo, em Minas Gerais, se encantou com a região. Solicitou a sesmaria (sistema português que cede o território ao sesmeiro, para desenvolver e povoar o território nacional) ao Império e deu o nome de “sesmaria das Delícias”, pela beleza do lugar.

Os heredeiros de José Moreira da Silva venderam parte da propriedade a Joaquim Lopes de Siqueira. Os descendentes desses dois núcleos povoaram a região. Em 1877, a viúva de Joaquim Lopes de Siqueira, Constantina Rosa de Alexandria, doou terras ao Patrimônio de Santa Rita e Santo Antônio. A construção da capela marcou o início definitivo do povoado que surgia ao seu redor.

Em 14 de setembro de 1899, surgia oficialmente o distrito de Santa Rita de Cássia dos Coqueiros, que passava a fazer parte do município de Cajuru. O nome “Cássia” deriva da cidade italiana de Cassia, onde está o corpo de Santa Rita, padroeira da cidade. “Coqueiros” vem do grande número de palmeiras nativas na região.

Localizada no centro-norte do estado de São Paulo, Cássia dos Coqueiros possui como atração suas cachoeiras. A Cachoeira do Itambé, com 86 metros de queda, Mirante, com 1270 metros e a Toca da Onça são as mais famosas.

Por Felipe Lobo, do Portal AcessaSP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *