Encontro de Internet realizado em 2008 será repetido em janeiro de 2009

A segunda edição da Campus Party no Brasil, que será realizada de 19 a 25 de janeiro de 2009 em São Paulo, terá o dobro do tamanho da versão anterior, considerando área, número de particpantes e a velocidade de conexão à internet.

O evento, criado na Espanha em 1997, deixará o prédio da Bienal no Ibirapuera e passará para o Centro de Exposição Imigrantes. No local, a Campus Party ocupará uma área de 38 mil metros quadrados.

São aguardados para o encontro 6 mil “campuseiros”, pessoas que poderão acampar no local e ficar conectadas 24h por dia durante a semana de realização do evento. Acredita-se que 4 mil deles levem seus próprios computadores. Também haverá a opção de alugar máquinas no local.

A expectativa é que, no total, cerca de 300 mil pessoas circulem pela Campus Party, contra 90 mil na primeira edição, que ocorreu em fevereiro deste ano.

Também na próxima edição, a velocidade de conexão total chegará a 10 Gb, o dobro da oferecida no evento do início deste ano. “Fizemos uma pesquisa e não encontramos nenhum evento que ofereça uma banda larga como essa. Vamos quebrar nosso próprio recorde”, disse Marcelo Branco, diretor da Campus Party Brasil. Na Espanha, o recorde da Campus Party é de 8 Gb.

Em termos de velocidade, os 10 Gb permitiriam baixar todo o conteúdo dos 9 milhões de livros da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em menos de 2 minutos.

Durante a semana da Campus Party, haverá palestras e apresentações de 12 áreas de conteúdo, como blogs, desenvolvimento de softwares, games, robótica, simuladores, software livre, astronomia e criatividade (de vídeo, design, fotografia e música).

A programação completa estará disponível no site do evento (campusparty.com.br) a partir de sexta-feira, 26 de setembro. As inscrições também devem ser feitas pela internet: de 26 de setembro a 6 de outubro, só os “veteranos” que participaram da 1ª edição podem se inscrever. De 7 a 31 de outubro, o cadastro será livre para qualquer pessoa. Nos dois casos, o preço do ingresso para uma semana é de R$ 100, mais R$ 150 opcionais para o pacote de alimentação.

A partir de 1º de novembro até o fim dos ingressos, o preço sobe para R$ 150. As visitas à área de exposição são gratuitas, mas é necessário retirar convite com antecedência.

Ainda não foi definido se o preço do ingresso pago pelos “campuseiros” dará direito a uma barraca, como na primeira edição. A informação será divulgada futuramente no site da Campus Party.

Do G1