Cada vez mais comuns, sites como Orkut, Facebook, HI5 e MySpace oferecem um espaço aberto para as pessoas se encontrarem, conversarem, se conhecerem e até encontrarem emprego. Mas ela representa também um novo tipo de perigo para a segurança de quem navega: o roubo de informações e links para sites maliciosos.


Com o lançamento dos “apps” (os programas nas redes sociais), vários desenvolvedores puderam colocar seus programas disponíveis a milhões de usuários de redes sociais. São jogos (como o Galera do Acessa mostrou), notícias do seu time, paquera, simuladores de bolsa de valores, teste de rapidez de digitação, música.

O problema é que por ser aberto, qualquer desenvolvedor pode criar esse tipo de programa – inclusive crackers (os hackers mal-intencionados). Por isso, é bom estar atento:

  • Antes de adicionar ao seu perfil, veja se outras pessoas já fizeram (no Orkut, por exemplo, é possível ver se outros amigos seus já adicionaram);
  • Evite clicar em links que te levem para fora da rede social. Links externos podem te levar a sites maliciosos, que têm intenção de roubar dados pessoais para fazer spam ou mesmo conseguir dados bancários;
  • Nunca digite qualquer dado pessoal, nome de usuário ou senha nos aplicativos;
  • Se estiver em dúvida se deve adicionar ou não um aplicativo, digite o nome dele em um buscador e procure informações para ver se o programa é conhecido.

    Com os devidos cuidados, os aplicativos das redes sociais podem ser muito bem aproveitados – seja para diversão ou informação.

    Por Felipe Lobo, do Portal AcessaSP

  • Compartilhe!
    Tagged with:  

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Current month ye@r day *