Semana passada, o Navegação Segura falou sobre o risco de infecção por vírus via pendrive, dispositivo para armazenamento de arquivos que se conecta ao computador via porta USB. Nesta edição, vamos mostrar que uma das formas de checar se o seu PC ou pendrive está infectado por meio de antivírus online.


Três empresas que produzem softwares antivírus oferecem ferramentas para identificar se o computador ou algum arquivo específico está contaminado. Um deles é o Online Scan da Avast. Com ele, é possível fazer o upload de um arquivo, esteja ele no computador ou no pendrive, e verificar se está limpo. Nesse caso é preciso verificar ujm arquivo por vez.

Para quem quer checar o próprio computador, a Trend Micro oferece o HouseCall. O serviço verifica todos os arquivos do computador. O tempo para realizar uma varredura completa depende principalmente do tamanho do disco rígido e da velocidade de conexão à internet – o serviço costuma demorar um pouco.

Outra opção é o Active Scan, da Panda Security. Clicando na opção “Scan Your PC Now”, o sistema irá abrir uma nova janela, onde pedirá a confirmação do usuário para fazer o teste. Clicando em “Analisar agora”, o sistema instalará componentes necessários e começará a varredura. Depois de detectar os problemas, o site exige um cadastro para eliminá-los.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *