Em Mogi, há 5.735 usuários cadastrados no banco de dados do ACESSA São Paulo

FACILIDADE: Posto do Acessa São Paulo funciona na estação central de trem. Serviço é totalmente gratuito e tem grande procura todos os dias

Utilizar a internet sem gastar dinheiro é mais fácil do que parece. Atualmente, 5.735 usuários estão cadastrados no banco de dados do ACESSA São Paulo em Mogi das Cruzes. Munido de RG, qualquer cidadão pode utilizar uma das oito máquinas que têm acesso à internet e imprimir determinados documentos. Tudo isso sem tirar um centavo do bolso.

O posto do ACESSA São Paulo em Mogi funciona desde julho de 2005 na estação ferroviária na praça Sacadura Cabral. Até agora, já foram realizados cerca de 50 mil atendimentos na cidade. Além de consultar a internet, os usuários podem imprimir até três folhas diárias, de currículos, boletos bancários e editais de concurso público, por exemplo.

Em Mogi, são oito computadores disponíveis, com acesso ilimitado à internet, além de outros softwares de edição. O programa, que é vinculado à Secretaria de Gestão Pública de São Paulo e à Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), realiza, em média, 2.560 atendimentos mensais no município.

Além de Mogi, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Salesópolis, Itaquaquecetuba e Santa Isabel realizam, juntos, 12.480 atendimentos mensais em média, representando 60% de cobertura da população da região. A cidade com o maior público que utiliza o serviço é Ferraz de Vasconcelos, com 6.080 acessos por mês. O número deve-se ao fato de a cidade contar com dois postos do ACESSA São Paulo.

No ano passado, foi realizada uma pesquisa com os usuários do programa para traçar o perfil do público que procura pelo serviço em todo o Estado de São Paulo. De acordo com os resultados da pesquisa, o principal público é formado por jovens de baixa renda, com renda familiar de até 2 salários mínimos. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos. O resultado da pesquisa realizada neste ano, que também irá mostrar o que os usuá-rios mais ACESSAm, será divulgado nos próximos meses.

De acordo com o monitor Luís Eduardo Martins, normalmente as pessoas procuram o serviço para entrar em sites de relacionamento, como o Orkut, além de dispositivos de conversação simultânea, como o MSN, entre outros bate-papos. No entanto, em épocas de concursos públicos, por exemplo, aumenta a procura de pessoas interessadas em ACESSAr a internet para obter informações sobre as provas e o mercado de trabalho de um modo geral.

Requisitos
Para utilizar o serviço, basta apresentar o RG e preencher o termo de responsabilidade. Cada cidadão tem direito ao uso gratuito da internet por 30 minutos. “A pessoa pode usar mais de uma vez por dia o computador, desde que entre na fila de espera”.

Mais do que um posto para consulta, o local transformou-se em ponto de encontro entre os usuários. “Tem muitas pessoas que estão fazendo compras no centro da cidade e resolvem passar aqui para descontrair. Muita gente acaba se conhecendo aqui também”, disse. O posto do ACESSA São Paulo de Mogi funciona das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 10 às 16 horas aos sábados.

Procurar um emprego e se manter informado são os objetivos do desempregado Nelson Gonçalves Lotério, de 54 anos, que todos os dias vai ao posto do ACESSA São Paulo para navegar na internet em busca de oportunidades. Mesmo depois de acabar seus 30 minutos online, Lotério entra novamente na fila. “Sempre venho aqui, é uma forma de estar em contato com o mundo sem gastar dinheiro. Às vezes, chego a entrar na fila cinco ou seis vezes por dia. Consigo atualizar meu currículo e consultar sites de prefeituras em busca de concursos públicos”, contou.

O cadastro no programa rendeu até um casamento para a dona de casa Indejara Silva Santos, de 33 anos. Ela conheceu o atual marido pela internet: “Como não precisamos pagar, venho sempre, entro no Orkut, MSN, bate-papo, e acabei conhecendo muita gente nova. Tanto que conheci meu marido por meio da internet. Se não fosse o programa ACESSA São Paulo, não estaria com ele”, contou.

Da Secretaria de Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *