Um dos jogos mais famosos do antigo Atari – videogame que fez muito sucesso no Brasil nos anos 80 – está disponível online. É o Space Invaders, jogo que inaugurou o estilo chamado Shoot’em up (ou atire neles), onde o jogador deve atirar em diversos elementos na tela.

O jogo surgiu nos arcades (também conhecidos no Brasil como “flipers”) em 1978. Pouco depois, foi adaptado para o Atari, console que já fazia sucesso na época. Sua jogabilidade foi inovadora, pois propunha que o jogo só terminasse quando o jogador perdesse todas as suas vidas. Na época, os jogos tinham um tempo determinado.

Toshihiro Nishikado, designer do jogo, disse que os aliens foram baseados na descrição do livro “A Guerra dos Mundos”, de George Orwell (autor também de 1984, que originou o Big Brother). “Na história, os aliens se parecem com polvos. Eu desenhei o primeiro bitmap baseado nessa idéia, depois criei outros aliens parecidos com criaturas marinhas, como lulas e caranguejos”, disse Nishikado.

O designer foi contra colocar seres humanos como inimigos. Para ele, seria moralmente incorreto os jogadores atirarem em seres humanos.

Space Invaders tem uma idéia simples: com um canhão de laser, o jogador deve defender o planeta Terra dos ataques alienígenas. São cinco linhas de inimigos que atacam. O objetivo do jogador é destruir todos antes que atinjam o solo. À medida que o jogador consegue destruir os alienígenas, os demais se aproximam mais rápido.

Quando o jogador destrói todos os inimigos, uma nova linha de aliens aparece, dessa vez uma linha mais perto do solo. Assim, a dificuldade aumenta gradativamente – assim como os pontos por destruir os invasores. Além dos aliens em linha, há um que aparece no alto, fora da linha e com cor diferente dos demais. Esse adversário vale mais pontos do que os demais.

Uma das muitas versões do jogo encontrada na internet é essa, da Neave Games:

Space Invaders made by Neave Games

Se preferir, acesse também o site “Space Invaders” e jogue agora!

Por Felipe Lobo, do Portal AcessaSP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *