Serra da Mantiqueira, divisa de São Paulo com Minas. A região foi ponto de passagem de colonos em busca da riqueza do ouro ainda na primeira metade do século XVIII. O nome é a junção do padroeiro da cidade, São Bento, com o nome do rio que corta a cidade, Sapucaí.

Ali alguns moradores do Vale do Paraíba se mantinha por meio da agricultura de subsistência, em propriedades de terra. E foi justamente da doação dessas terras, feita por Salvador Joaquim Pereira e sua mulher, para a construção de uma capela que o povoado que daria origem ao município São Bento do Sapucaí surgiu.

A capela foi feita para São Bento, que segundo conta a tradição, venceu o diabo em diversas tentações que sofreu. O povo escolheu esse santo pelo grande número de cobras na região – animal que simbolizada justamente o diabo.

São Bento do Sapucaí faz divisa com Sapucaí-Mirim, em Minas Gerais, e está na região de Campos do Jordão.

Foi no dia 16 de agosto de 1832 que o povoado tornou-se freguesia. Essa é, até hoje, a data de sua fundação. Em 1958, tornou-se vila e em 1876 foi consagrada cidade. Foi também em 1876 que o nome passou de São Bento do Sapucaí Mirim para apenas São Bento do Sapucaí.

Já no século XX, o município foi elevado a Estância Climática, em 1967. Desde então, é pólo de atração para suas belezas naturais. Com muitas cachoeiras, rios e montanhas, atrai turistas interessados em esportes radicais ou em ecoturismo.