Vacinação é obrigatória para pessoas de 20 a 39 anos

A Secretaria da Saúde encerra nesta sexta-feira, 12 de setembro, a Campanha de Vacinação contra a Rubéola em todo o Estado de São Paulo. Os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17h. Na capital e Grande São Paulo, 75 postos volantes estarão de plantão das 17h às 20h, hora do rush, em estações de trem, metrô e ônibus na Grande São Paulo.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, os terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda e o Instituto Pasteur (Av. Paulista, 393) também manterão a vacinação em horário alternativo, das 8h às 20h.

A meta da Secretaria é imunizar 13,5 milhões paulistas entre 20 e 39 anos de idade. Até a semana passada haviam sido vacinados 9,1 milhões de pessoas, das quais 4,8 milhões de mulheres e 4,3 milhões de homens. As pessoas devem receber a vacina da rubéola mesmo que já tenham tomado alguma dose anteriormente.

“A vacinação é muito importante. Quem ainda não tomou deve comparecer a uma unidade de saúde nesta sexta-feira e se proteger contra a doença. Haverá postos em estações de trem, metrô e terminais para facilitar o acesso das pessoas na volta para a casa”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Em 2007 foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria. Foi o número mais alto da doença desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006 foram 66 casos.

Desde 2.000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A primeira dose deve ser tomada com 12 meses de vida, com reforço entre 4 e 6 anos de idade. A Secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior, mas nesta campanha o foco são os paulistas entre 20 e 39 anos de idade.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *