Sistema da Secretaria da Educação facilita uso de computadores pelos alunos cegos

A Secretaria de Estado da Educação resolveu levar o mundo digital para os cerca de 6,6 mil alunos com problemas visuais que estudam nas escolas estaduais. Aproximadamente cem escolas-referência para atendimento de alunos cegos ou com visão subnormal receberão programa de computador que facilita esse contato.

O novo sistema, chamado Dosvox, utiliza um recurso de voz para possibilitar o acesso aos computadores. O recurso “fala” para o aluno todos os passos do processo de utilização dos equipamentos.

Para garantir a qualidade do serviço, a secretaria capacitou professores de 12 Diretorias de Ensino que atuam com alunos portadores de problemas visuais. Os educadores conheceram os recursos oferecidos pelo programa e a melhor forma de utilizar o Dosvox nas escolas.

O projeto é piloto e está sendo instalado em salas de recursos (direcionadas a atividades complementares dos alunos portadores de necessidades especiais) em escolas estaduais de ensino fundamental e médio. O próximo passo é capacitar os profissionais da educação especial de todas as 91 Diretorias de Ensino.

Da Secretaria de Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *