A Estrada Grande, conhecida ainda por Estrada Boiadeira ou Francana, era percorrida pelos bandeirantes que buscavam do ouro de Goiás em meados do século XVIII. À margem dessa estrada, na vasta sesmaria de Vargem Grande, surgiu uma fazenda e depois uma povoação, em função da cultura do café.

Foi fundada em 26 de setembro de 1874, por José Garcia Leal, que doou terras para o patrimônio e construiu uma capela em louvor de Santa Ana. A povoação, com o nome de Sant?Ana da Vargem Grande, passou a freguesia do município de São João da Boa Vista em 18 de fevereiro de 1888.

Em 23 de janeiro de 1891, tornou-se distrito com o nome de Vargem Grande, em terras do município de São João da Boa Vista. Em 1º de dezembro de 1921, obteve autonomia político-administrativa e em 30 de novembro de 1944, teve seu nome alterado para Vargem Grande do Sul.

Conhecida também por sido aqui as filmagens do filme ?O CANGACEIRO? de Victor Lima Barreto, Nome dado a Biblioteca Municipal de Vargem, onde esta instalado o Posto do Acessa. O diretor do filme achou a paisagem da cidade muito parecida com a nordestina.

Enviado pelo monitor Ricardo Siqueira Daniel, do Posto de Vargem Grande do Sul