Foto: Madalena Carneiro
O Município de Anhembi foi fundado pelos Bandeirantes, à margem esquerda do Rio Tietê. A história da cidade começou com a criação da capela de Nossa Senhora dos Remédios da Ponte do Tietê, em 2 de fevereiro de 1862, uma referência não só à padroeira do arraial como à existência de uma ponte, que ruiu há mais de 80 anos, que se localizava sobre o rio e era utilizada por tropeiros, vindos do estado de Minas Gerais em direção ao Paraná, para o transporte de produtos.

O desenvolvimento do povoado foi marcado por esse comércio interestadual feito pelos tropeiros, e inaugurou o processo político-administrativo local. Inicialmente, passou a freguesia em 20 de fevereiro de 1866, do Município de Botucatu, e mais tarde, em 8 de julho de 1867, foi transferida para o Município de Constituição, atual Piracicaba. A freguesia voltou a ser incorporada ao Município de Botucatu em 9 de julho de 1869, e em 15 de abril de 1891 foi transformada em Vila.

Em 12 de junho de 1934, a sede do município foi transferida para vizinha Pirambóia e depois retornou à condição de Distrito, o que perdurou até 24 de dezembro de 1948, quando o Município adquiriu definitivamente sua autonomia. O Município de Anhembi foi elevado à categoria de Distrito da Paz, pela Lei nº 3 de 20 de Fevereiro de 1.866. A cidade conta com 5.039 (SEADE) habitantes, com 75% da população vivendo em área urbana.

Já o atual distrito de Anhembi Pirambóia foi considerado município por um curto período de tempo, perdendo novamente a autonomia e ficando subordinado ora a Bofete, ora a Anhembi com quem está até hoje. A sua população sofreu historicamente devido à disputa entre os dois municípios pelo controle local.

Atualmente, o distrito conta com uma pequena população de 1825 habitantes. O surgimento deste povoado deve-se à instalação do ramal férreo da Sorocabana na região, cuja estação foi inaugurada na região em 20/03/1888. A estação original de Pirambóia foi criada como ponta de linha para o tronco.