O nome que você conhece é Sudoku, mas o jogo não surgiu no Japão. O Number Place, nome original do jogo, surgiu nos Estados Unidos – onde é conhecido com esse nome até hoje. É um jogo de lógica, criado por Howard Garns e publicado pela primeira vez na revista americana Math Puzzles and Logic Problems, no final dos anos 70. Em 1984, foi levado ao Japão e tornou-se um sucesso.

No Ocidente, porém, o jogo continuou desconhecido para a maioria dos países. Só em 2004, quando o jornal inglês The Times publicou o jogo que ele ganhou notoriedade. No Brasil, a Coquetel – uma das miores empresas que fazem revistas de quebra-cabeças e palavras cruzadas – publica o jogo desde 2005. Com a popularização em celulares e na internet, o jogo ganhou mais níveis de dificuldade e diversas opções.

Como jogar
O jogo normalmente é composto por uma grade de 9×9 quadrados. O objetivo é que cada célular de 3×3 tenha todos os números de 1 a 9, sem repetir. Os números devem ser únicos tanto na linha horizontal quanto na vertical – e vem exatamente daí o nome do jogo.

A grande já possui alguns números preenchidos, que servem como pistas. O prof. Basualdo deu dicas sobre o jogo no Portal do Acessa Escola. Confira:

Estratégia

A estratégia do jogo é a identificação do único número que deve ser colocado no quadradinho escolhido. Ou seja, tem que se determinar o número que corresponde a cada quadradinho do tabuleiro, e esse número é único. Por isso a analise lógica, a observação e a concentração são características que deverão ser aprimoradas pelo jogador. E mais, a solução para cada problema de SUDOKU também é única.

Dicas

Pode-se começar o jogo por qualquer quadradinho, pois nenhum é mais importante do que o outro. No entanto, algumas observações iniciais, muito simples, ajudam a começar.

Veja algumas:

Por ocorrência
Como cada número, obrigatoriamente, deverá aparecer nove vezes, procure o número que aparece mais vezes e tente completar. Faça até esgotar esse método.

Exemplo:
No tabuleiro abaixo, foi escolhido estudar as ocorrências do número 2 e, aplicando as regras do jogo, os quadradinhos que podem receber o número 2 são os destacados na cor verde. Neste caso, em particular, foram usados todos os 2 necessários ao jogo.

Por quadrado
Escolha um quadrado que tenha mais quadradinhos preenchidos e estude os números faltantes. Procure escolher quadrados em que estejam faltando, no máximo, três números.
No exemplo, no quadrado superior, à direita, está faltando somente o número 3, pois os outros números já estavam localizados {2, 4, 6, 1, 5, 9, 7, 8}.

Por linha ou coluna
Escolha uma linha ou coluna que tenha mais quadradinhos preenchidos e estude os números faltantes. Procure escolher linha ou coluna em que estejam faltando, no máximo, três números.

No exemplo, a sexta linha já contava com os números { 6, 4, 1, 7, 9, 5, 8, 2}. Assim, no quadradinho livre, depois do 1 e antes do 7, vai o 3.

Mescle as observações acima à vontade e pratique, pois é a prática que vai aprimorar a sua visão do jogo.

O exercício finalizado fica assim:

Breve descrição

Um típico problema de Sudoku é composto por uma grade composta por 9 linhas e 9 colunas. Essa grade contém subdivisões de nove quadradinhos, delimitados pelas linhas mais grossas. As subdivisões se chamam blocos. Para completar, devem ser usados números de 1 a 9. Normalmente existem alguns números posicionados e você deve preencher os quadradinhos vazios.

Com informações do Acessa Escola e da Wikipedia