Correrio eletrônico. O nome do serviço parece restritivo quando se pensa em todas as aplicações nas quais o e-mail é usado atualmente. Mais do que receber “correspondências” online, como na metáfora original do correio, o e-mail possibilita a utilização de diversos serviços na Internet.

Serviços de e-gov, como resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista, fazer boletim de ocorrência, licenciamento de veículos, se cadastrar em concursos públicos, em sites de empregos como o Emprega São Paulo, exigem que o usuário tenha um e-mail para fazer o cadastro.

A Nota Fiscal Paulista é um dos serviços que exigem o cadastramento e o uso de e-mail. O serviço, encontrado no endereço http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/, pede que o usuário faça o cadastro e permite a consulta do benefício online. As informações sobre o resgate dos benefícios também pode ser encontrada nesse endereço.

Outro serviço que pode ser feito totalmente online é o Boletim de Ocorrência no caso de furto de veículos (sem uso de violência ou grave ameaça à pessoa), furto ou perda de documentos (sem roubo de objetos ou valores), furto ou perda de placas de veículos, comunicar desaparecimento de pessoas e furto ou perda de celular. O BO deve ser registrado no seguinte endereço: http://www.ssp.sp.gov.br/bo/.

É possível também fazer a Declaração de Isento e a Declaração do Imposto de Rende de Pessoa Física ou Jurídica integralmente pela Internet. Para o IR, é preciso fazer o download do programa de declaração de imposto de renda no endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/ReceitaNet/default.htm. Além disso, é preciso ter um e-mail para o cadastro.

A Receita Federal esclarece em seu site as principais dúvidas sobre a declaração via Internet (no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/Receitanet/PerguntasRespostas/Default.htm). Também é possível esclarecer dúvidas pelo telefone 146.

Além disso, com o e-mail é possível fazer compras via web, acessar seu banco (internet banking), usar comunicadores instantâneos, como o MSN e até alguns jogos online.

Os e-mails surgiram como um serviço pago, mas hoje existem diversos provedores gratuitos: Hotmail, da Miscrosoft, Gmail, do Google, BOL, ofecerido pelo UOL, assim como o Zipmail. No Links Úteis é possível encontrar uma relação de alguns serviços gratuitos disponíveis.

Compartilhe!

3 comentários para Faça uma conta de e-mail e use serviços online

  1. joaquim pires disse:

    eu gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *