Com capacidade para 5,5 mil atendimentos diários, nova unidade tem Posto do Acessa SP

O Governador José Serra inaugurou nesta quinta-feira, 9 de outubro, o Poupatempo Santos, 13º Posto Fixo do Programa. Instalada em uma área de 4.500m², a unidade foi concebida para atender os cerca de 1,7 milhão de habitantes de Santos e dos oito demais municípios da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

“De todos os postos que eu conheço, este Poupatempo é o mais bonito”, disse o governador José Serra durante o evento. Serra também destacou a agilidade do atendimento prestado no Poupatempo: “O efeito básico é poupar o tempo da população. Aqui, você leva 24 horas para fazer um RG, é muito prático”.

O evento contou também com a presença do Secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, do presidente da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, Leão Carvalho, e do deputado estadual Bruno Covas, entre outras autoridades.

“Hoje é um dia muito importante não só para a população de Santos, mas também para a população de toda a Baixada Santista, pois todos poderão utilizar os serviços com o Padrão Poupatempo. É por esse motivo que o governador José Serra determinou que a Secretaria de Gestão Pública ampliasse ao máximo a prestação desse serviço à população, e nós vamos aumentar em 50% a capacidade de atendimento do Poupatempo até 2010”, disse o Secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O novo posto, segunda Unidade Fixa do Poupatempo a entrar em funcionamento em 2008 – a primeira foi Osasco, inaugurada em julho deste ano – tem capacidade para prestar 5,5 mil atendimentos diários, e 121 mil mensais, e oferece cerca de 250 serviços públicos, prestados por dez órgãos: Acessa São Paulo (acesso gratuito à Internet), Banco Nossa Caixa, CDHU (Cia. de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Secretaria de Estado da Fazenda, SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), além de serviços da Prefeitura de Santos, que está presente com sete secretarias e departamentos e ainda com totens de auto-atendimento.

Com 309 funcionários, o Poupatempo Santos atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas.

O Posto abriga a maior sala do Acessa São Paulo – programa de inclusão digital do Governo de SP – na Baixada Santista, com 15 pontos de acesso gratuito à Internet e capacidade para realizar 4,8 mil atendimentos mensais; e disponibiliza ainda o e-poupatempo, sala exclusiva para a realização de mais de 2 mil serviços públicos pela Internet, com funcionários que incentivam e auxiliam o cidadão a navegar no portal Cidadão.SP. Além disso, o Posto também atuará inteiramente com o novo sistema para a emissão do Atestado de Antecedentes Criminais Automatizado, que traz mais segurança e rapidez na emissão do documento, que é gerado já com a chancela digital do Diretor do Instituto de Identificação.

O investimento total para a implantação e gestão do Poupatempo Santos é de R$ 56,2 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do Posto ao longo de todo este período.

As obras de instalação do Poupatempo Santos foram iniciadas em abril deste ano. O Posto está instalado em galpões da década de 20, antigos armazéns da CEAGESP cedidos ao Governo do Estado de São Paulo pela Prefeitura de Santos. Toda a recuperação da fachada do imóvel foi realizada respeitando as características externas originas, com base em fotos antigas do local.

A instalação da Central de Atendimento ao Cidadão contribui para a revitalização e valorização do Centro Histórico do município.

Expansão do Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há mais de dez anos presta serviços de qualidade à população.

Com a inauguração do Poupatempo Santos, o Programa passa a contar com 13 Postos Fixos, além de sete Unidades Móveis que circulam pela Grande São Paulo e pelo Interior.

Com a primeira fase do Plano de Expansão do Poupatempo, anunciada em outubro de 2007 pelo governador José Serra, a capacidade diária de atendimento do Programa será ampliada em 50% no Estado. Além de Santos e Osasco (inaugurado em julho deste ano), será entregue o posto de São José do Rio Preto e implantadas unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté. Em julho de 2008, foi incorporado ao Plano de Expansão o Poupatempo Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista.

SERVIÇO:
Poupatempo Santos
Endereço: Poupatempo Santos – Rua João Pessoa, 246, Centro.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br

Da Secretaria de Gestão Pública