Foto: acervo Prefeitura de Ferraz
No século XIX, a região de Mogi das Cruzes era rota de passagem entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foi no início daquele século, em 1810, que foi fundado o primeiro povoado onde seria hoje o municício de Ferraz de Vasconcelos. Os fundadores, as famílias Leite e Bueno, foram atraídos pela fartura de água e solo fértil.

A localização geográfica não ajudou o crescimento do então povoado de Tanquinho, como era chamado na época. O local era ponto de passagem, mas não havia grande interesse em fixar-se ali.

A construção da ferrovia que ligava São Paulo e a Mogi das Cruzes diminuiu ainda mais o número de viajantes que passavam por Tanquinho. O trem não parava na região, o que dificultava o crescimento econômico de Tanquinho.

Em 1925, uma empresa da região, a S.A. Fazenda Casa Branca, começou a construção de uma estação de trem com recursos próprios. Porém, a baixa movimentação fez com que a Central do Brasil, empresa estatal que controlava o transporte ferroviário na época, ameaçasse fechá-la – o que só foi evitado com uma numerosa compra de passagens pelos comerciantes e moradores.

E foi a estação acabou dando nome à cidade. Uma homenagem a Ferraz de Vasconcelos, engenheiro da Central do Brasil, que morrera após ser ferido na Revolução de São Paulo de 1924.

Foi em meados do século XX que Ferraz começou a se desenvolver. Com a chegada de mais pessoas, o crescimento do comércio e a industrialização forçada pela guerra, a região conseguiu desenvolvimento, junto com a vizinha Poá.

Porém, a emancipação política e administrativa viria somente em 1953, com uma batalhana câmara de vereadores de Poá – que não aceitava a decisão de tornar Ferraz emancipada. Em 14 de outubro, a proposta de emancipação acabou aprovada na câmara, mas Poá recorreu ao Supremo Tribunal Federal, alegando inconstitucionalidade no pedido de Ferraz.

Em 29 de dezembro, o recurso foi julgado improcedente e no dia seguinte a lei 2.456 começou a vigorar, elevando Ferraz de Vasconcelos à condição de município.

Com informações da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos