Rodolfo Clix
O número de celulares no Brasil aumenta a cada ano. O país terminou 2007 com 121 milhões de linhas de telefonia móvel, segundo dados da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Os aparelhos oferecem cada vez mais serviços, sendo que o acesso à internet tem sido um dos principais.

De olho nesse mercado gigantesco, já há muitos vírus sendo espalhados pelos telefones celulares, especialmente os que usam tecnologia bluetooth. As ameaças podem fazer os aparelhos não funcionarem, ou parecerem com defeito – e já há o risco de roubo de informações do usuário.

A maioria dos vírus desconfigura o celular, faz a bateria durar menos ou interfere no funcionamento do celular. Mas já há a identificação de vírus e spywares (programas espiões que monitoram o uso do usuário e eventualmente roubam seus dados pessoais inseridos em formulários na internet) ainda mais nocivos.

Com a popularização do uso de transações bancárias através do celular, é esperado que os chamados cavalos-de-tróia passem a ser comuns também no celular, assim como já são nos computadores desktop.

Com alguns cuidados, é possível usar todos os serviços online pelo celular sem problemas. As orientações são parecidas com as já conhecidas para o computador:

• Só ative esse recurso quando for utilizá-lo. Deixar a conexão ligada pode facilitar o trabalho de quem quer distrubuir as pragas.
  • nunca aceite a conexão bluetooth de pessoas que você não conheça. Esse é o modo mais fácil de um cracker ter acesso às suas informações.
  • Não abra um MMS (Multimedia Message) se não conhecer o contato. O arquivo anexado pode ser um programa malicioso.

Com esses cuidados, o uso do celular pode ser muito mais seguro.