Governo de SP abrirá também em 2008 outras três unidades na Região de Araraquara

O secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, nesta sexta-feira, 14 de novembro, inaugura postos do Acessa SP nos municípios de Américo Brasiliense, Gavião Peixoto e Matão, na região de Governo de Araraquara.

O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo estadual, oferece à população, gratuitamente, acesso a computadores com conexão banda larga. Nos novos postos de Américo Brasiliense, Gavião Peixoto e Matão é possível, entre outras coisas, buscar vagas de emprego, realizar pesquisas escolares, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos. As unidades irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com monitores à disposição dos usuários para orientá-los na utilização dos equipamentos e na navegação na web. (Veja abaixo mais informações dos postos)

Também em 2008, mais três unidades do Acessa SP serão abertas em Itápolis, Fernando Prestes e Ibitinga, na região de Araraquara. A ampliação do programa faz parte do Plano de Expansão, que está implantando 120 novos postos no Estado neste ano. A meta do governo de São Paulo é levar o Programa Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas.

Programa Acessa São Paulo
O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

Atualmente, o programa está presente em 365 cidades, dispõe de 420 postos, com 3.249 computadores e 790 monitores. São 1,5 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e mais de 34 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para as afirmações “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço:
O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Novos Postos

Américo Brasiliense
Endereço: Avenida 9 de Julho, 192
Computadores para usuários: 6
Previsão de atendimento: 1.920/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Gavião Peixoto
Endereço: Alameda Silva, 399-Centro
Previsão de atendimento: 1.600/ mês

Matão
Endereço: R. Cezário Mota, 1.290, Vila Santa Cruz.
Computadores para usuários: 9
Previsão de atendimento: 2.880/ mês

Postos em implantação
Itápolis
Endereço: Rua Romeu Domício Marconi, 1.739, Praça da Bíblia.
Computadores para usuários: 7
Previsão de atendimento: 2.240/ mês

Fernando Prestes
Endereço: CRAS (Centro de Referência Assistência Social) -Av. Francisco Sales, 58-Centro