Usuário poderá usar os postos do Acessa SP para fazer o cadastro e usar o serviço

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 12, o programa Emprega São Paulo, um sistema gratuito de intermediação de mão de obra pela internet. Um portal que funcionará como um banco de currículos profissionais vai facilitar tanto a procura de emprego pelos trabalhadores quanto a busca de mão-de-obra por empregadores.

O programa, que já oferece mais de 200 mil ofertas de emprego, todas no setor privado, e do qual poderão participar trabalhadores com mais de 16 anos e residentes em São Paulo e empregadores, foi anunciado pelo governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes.

“É uma iniciativa importante. Conseguimos juntar entidades empresariais e sindicais do Estado, independente de sua orientação política e ideológica. Porque trata-se de defender mais emprego para a economia”, disse o governador.

Serra destacou a importância de levantar dados sobre demanda e oferta de trabalho, com o uso da rede. “Esse sistema vai proporcionar um mapa completo sobre o mercado de trabalho on-line, e isso é importante para efeito das políticas publicas que vão ser feitas. Assim, saberemos realmente o que está acontecendo, qual problema precisa ser atacado e o que precisa ser desfeito.”

Emprega São Paulo
Para se cadastrar, o candidato deverá acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login e senha e informar dados como RG, CPF, endereço e outras informações pessoais e profissionais. Essas informações poderão ser atualizadas sempre que o usuário julgar necessário.

O interessado poderá se candidatar diretamente às vagas apresentadas, com base em cruzamento do currículo cadastrado e os empregos ofertados. O empregador terá acesso à relação de candidatos e indicará quais pretende entrevistar.

A convocação dos candidatos será feita pelo próprio sistema, por meio de e-mail ou carta de encaminhamento, que poderá ser impressa. A carta informa o endereço para a entrevista, horário e nome do responsável pelo recrutamento. O candidato também poderá ser procurado diretamente pelo empregador. O candidato será avisado por e-mail (e futuramente também por mensagens no celular), sempre que houver vagas compatíveis com seu perfil. E poderá acessar gratuitamente, quando quiser, vagas mais adequadas ao seu perfil.

Para usar o Emprega São Paulo, o empregador deverá se cadastrar, criando login e senha e informando CNPJ ou CPF e endereço, além de outros dados. A empresa poderá ter mais de um usuário cadastrado, cada um com seu login e senha.

Depois de cadastrado, o empregador poderá publicar suas vagas, informando ocupação, escolaridade e qualificação exigidas, carga horária, local e forma de remuneração, além de outras informações que julgar importantes. Ele receberá e-mails com os currículos dos candidatos e poderá convocar os que lhe interessarem, mesmo os que não manifestaram interesse pela vaga, por e-mail, telefone ou carta de encaminhamento.

Quem não tiver acesso à internet ou encontrar dificuldades para usar o sistema poderá contar com suporte dos Postos de Atendimento do Trabalhador (PATs), Acessa SP, Telecentros, Poupatempo ou da Central de Atendimento do Emprega São Paulo, pelo telefone 0800-7707378. Essa central funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Durante uma fase inicial de operação, entre agosto e novembro, foram cadastrados 301 mil candidatos; 24,1 mil empregadores e 206,9 mil vagas. Foram feitas 385 mil convocações; 11,7 mil candidatos foram aprovados e 61.954 vagas foram aprovadas, com todos os encaminhamentos efetuados.

Do Portal do Governo do Estado

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