Fotos: Wilson Rodrigues
Estrada de ferro, café, imigrantes italianos. Ourinhos tem em sua história alguns elementos comuns a grande parte dos municípios paulistas. O nome Ourinhos poderia nunca ter existido, se um político e importante fazendeiro da região tivesse aceitado uma “homenagem” a ele.


Ourinhos surgiu com o desenvolvimento econômico gerado pelo café. Jacintho Ferreira de Sá comprou uma grande quantidade de terras, praticamente todo o território atual do município. Loteou uma parte do terreno e doou outra parte para a construção de uma igreja e uma escola para a região.

O loteamento acabou atraindo agricultores e colonos italianos, que se fixaram na cidade para cultivar, principalmente, café. O povoamento começou em 1906. Em 1908, foi criado o primeiro posto da estrada de ferro, que seria fundamental ao desenvolvimento da região.

Em 1912, o posto foi transformado em estação da estrada de ferro. Três anos mais tarde, o povoado foi elevado à categoria de Distrito da Paz, subordinado à Salto Grande de Parapanema. Foi só em 13 de dezembro de 1918 que Ourinhos foi transformada oficialmente em um município.

Mas o nome poderia ter sido outro. O provável nome seria Costina, em homenagem a Antonio José da Costa Júnior, importante fazendeiro e político da região, que recusou a idéia. A participação dele no nome da cidade, porém, foi fundamental.

O nome de sua fazenda era Ourinhos e continha parte do atual território do município. O historiador Jefferson Del Rios, autor de “Ourinhos, memórias de uma cidade paulista”, acredita que a cidade ganhou o nome por tradição oral.

O atual município de Jacarezinho, no Paraná, também já foi Ourinho (no singular). A proximidade pode ter influenciado no nome de Ourinhos após a mudança oficial do município paranaense. Para Del Rios, foi a Estradade Ferro Sorocabana que oficializaram o nome de Ourinhos.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *