Os sites de busca entraram no cotidiano de quem usa internet. Sites como Cadê, Yahoo e Google ganharam popularidade e seus mecanismos de busca são um ponto fundamental na navegação. Mas como saber se os sites encontrados são realmente confiáveis?


Os próprios buscadores se preocupam muito com a segurança dos sites que colocam nas suas buscam. Todos possuem mecanismos para analisar e filtrar conteúdos potencialmente perigosos.

A participação do usuário também é importante. A partir de denúncias, os buscadores analisam e podem avisar o usuário do perigo. Em casos que se comprova o risco, o site perde relevância e não é mais exibido nos primeiros resultados das buscas. Veja algumas dicas?

  • Seja específico na busca
    Buscas que usam termos muito comuns são mais suscetíveis a encontrar sites ruins ou perigosos. Seja claro na sua busca. Procure Olimpíada de 2010 em Vancouver em vez de Olimpíada.
  • Desconfie de sites que abrem muitas janelas pop up
    Sites pouco confiáveis ou maliciosos normalmente usam esse recurso para dar destaque a outros sites que buscam endereços de e-mail para spammers ou até instalação de programas espiões.
  • Não entre em sites marcados pelos buscadores como perigosos
    Parece óbvio, mas muitos dos sites buscados tem essa marcação. O Google usa, inclusive, um filtro para alertar o usuário. Ao clicar em um site perigosos entre os apresentados na busca, uma tela de confirmação é exibida, reiterando o perigo. Não use esses sites.
  • Evite sites que pedem instalação ou download de componentes
    Se o site solicita confirmação através de uma janela (normalmente janelas com botões “OK” e “Cancelar”, ele pode instalar programas que coletam informações sobre o usuário, que serão usadas por spammers ou para exibição de anúncios e pop ups.
  • Compartilhe!
    Tagged with:  

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Current month ye@r day *