Foto: arquivo Prefeitura de Votuporanga
Muitas cidades paulistas têm sua história diretamente ligada ao ciclo do café, que trouxe desenvolvimento econômico para o estado.

O café foi o principal produto paulista até meados do século XX, quando, aos poucos, foi sendo substituído pela indústria após a drástica queda em seus preços. O município de Votuporanga nasceu ainda do café, mas teve que mudar sua economia após a crise cafeeira.

Votuporanga fez parte do chamado Oeste Paulista – onde houve cultivo de café em larga escala – e que sofreu com a crise iniciada em 1929, com a quebra da bolsa de Nova Iorque.

A origem da cidade aconteceu justamente quando o chamado “Rei do Café”, Francisco Shimidt, foi obrigado a vender as suas terras de produção de café para pagar dívidas, em 1936. O preço do café caiu substancialmente – ainda reflexo da crise de 1929 -, o que fez com que o agricultor não tivesse como pagar os financiamentos que contraiu.

A empresa alemã Theodor Wille, que comprou as terras de Shimidt, loteou e as vendeu. Esse foi o passo inicial para o início do município, fundado em 8 de agosto de 1937. Em seu início, os compradores dos lotes investiram na agricultura. Além do café, algodão, milho, feijão, arroz, banana, maçã e mandioca eram os principais cultivos. Também houve alguns investimentos em pecuária bovina e suína.

Quando a Ferrovia Araraquarense foi construída, em 1945, a economia da região ganhou nova força. O escoamento de produtos para o porto de Santos tornou-se mais rápido.

Porém, a queda dos preços do café continuava, ao mesmo tempo que o município se urbanizava cada vez mais. Assim, o centro da economia de Votuporanga passou, aos poucos, a ser a indústria e a construção civil.

Atualmente, Votuporanga tem como motor econômico a indústria de móveis. Em menor escala, participam da composição do quadro econômico da região o comércio e a agricultura.

Com informações da Prefeitura de Votuporanga