Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto
Vila de São Sebastião, Vila de Entre Rios e Vila de Ribeirão Preto. Esses foram os nomes que a cidade de Ribeirão Preto teve antes de se tornar o que é hoje: o centro de uma das regiões que mais se desenvolve no Brasil.

Nascida em 1856, em uma clareira onde, um século antes os Bandeirantes estiveram de passagem, a cidade ganhou impulso com a lavoura de café, cultivada pelos imigrantes e fertilizada pela terra vermelha – “rossa” para os italianos e “roxa” no linguajar caboclo.

A terra de Ribeirão Preto transformou a região no maior produtor de grãos na virada do século XIX. Abastecia o mundo inteiro com o que se chamava “ouro verde”. A antiga clareira, banhada por dois córregos, logo se transformou em uma cidade, ligada ao país por ferrovia, telefonia e rodovias.

O desenvolvimento trouxe novas culturas, como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o algodão, a laranja e implantou uma forte agro-indústria.

Mais de 80 municípios compõem a região de Ribeirão Preto. São três milhões de habitantes que ocupam uma área de 30 mil km2. A renda per capita é semelhante à de alguns países da Europa Mediterrânea e praticamente o dobro da média brasileira.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *