Foto: Blog do Parque Carlos Botelho
Uvas de alta qualidade e ecoturismo com Mata Atlântica e parques preservados pela UNESCO. Esses são os principais atrativos de São Miguel Arcanjo, no sul de São Paulo. Localizada a sudoeste de São Paulo, a cidade possui 31 mil habitantes e leva o nome de um dos santos mais famosos do catolicismo.

Miguel é um dos três anjos citados nominalmente na Bíblia (os outros dois são Rafael e Gabriel). Ele seria uma espécie de líder dos anjos, com atribuições de guerra contra o dragão e seus anjos.

São Miguel Arcanjo pertenceu primeiramente ao município de Itapetininga. No final do século XIX, a região já possuía a capela, a praça central e casas ao redor. Naquele momento, São Miguel era uma Freguesia de Itapetininga.

Por uma manobra política de Manoel Fogaça de Almeida, que articulou com seu sogro, o advogado José Leme Brisola o pedido de emancipação. Brisola era também político com boas ligações com com o governo do Estado.

O advogado fez a ligação de seu genro com o Dep. Provincial Campos Salles, com quem tinha boas relações. Foi através desse contato que a emancipação foi conseguida, no dia 1 de Abril de 1889, tornando São Miguel Arcanjo um município oficial de São Paulo.

A economia da cidade depende fundamentalmente da agricultura, especialmente a uva. Com o cultivo iniciado em 1959, a uva itália tornou-se o produto mais tradicional de São Miguel Arcanjo. Todos os anos acontece no município a Festa da Uva, que completou 25 anos em 2008.

O ecoturismo é outra atividade que tem movimentado a economia da região, através de parques ecológicos como o Carlos Botelho, protegido pela UNESCO. A cidade abriga também esportes radicais, como trekking, bike e jeep off-road, e turismo ecológico com arvorismo e observação de aves.