Nova unidade faz parte do Plano de Expansão do programa de inclusão digital do Governo

O secretário-adjunto de Estado de Gestão Pública, Marcos Monteiro, inaugura hoje, 18 de dezembro, às 12 horas, o posto do Acessa SP no município de Mauá.

O Acessa SP em Mauá oferece 10 computadores com conexão banda larga e tem capacidade para realizar 3.200 atendimentos mensais (veja abaixo mais informações sobre o posto). Na unidade do Acessa SP, é possível, entre outras coisas, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, com monitores à disposição dos usuários para orientá-los na utilização dos equipamentos e na navegação na web.

“O Acessa SP é um programa bem sucedido, que procura integrar as pessoas ao universo da informação através da Internet. Já temos 368 postos instalados e a meta do governador é abrir unidades em todos os municípios”, afirmou durante a cerimônia de inauguração, o secretário-adjunto, Marcos Monteiro, representante na ocasião do secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

A implantação da nova unidade faz parte do Plano de Expansão do Programa. A meta do governo do Estado é levar o Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas.

Programa Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

O programa está presente em 380 cidades, dispõe de 436 postos, com 3.385 computadores e 820 monitores. São 1,5 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e 34,9 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para as afirmações “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço:
O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Novo Posto

Mauá
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 1.954, Jardim Zaíra.
Computadores para usuários: 10
Previsão de atendimento: 3.200/ mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

2 comentários para Acessa SP inaugura posto em Mauá

1. venicioluz disse:

2. venicioluz disse:

ainda e pouco para populaçao veja o ex: do acessa no centro de maua o periodo e de 1 hora e preciso de mais tempo