Convênios prvêm postos em Bálsamo, Borebi, Echaporã, Itupeva, Jaboticabal, Lucianópolis, Monte Mor, Murutinga do Sul, São Caetano do Sul e Sales Oliveira

O secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo assinou 10 novos convênios para a instalação de postos do Acessa SP nos municípios de Bálsamo, Borebi, Echaporã, Itupeva, Jaboticabal, Lucianópolis, Monte Mor, Murutinga do Sul, São Caetano do Sul e Sales Oliveira.

“Com estes, completamos nossa meta de 120 convênios assinados nestes dois anos da atual gestão. E já instalamos quase todos os postos”, disse o Secretário Beraldo. “ Vamos instalar ainda mais no ano que vem”, completou.

Os novos postos devem começar a funcionar em março de 2009. Após a assinatura dos documentos, as prefeituras vão providenciar a reforma das salas onde funcionarão os postos de atendimento, que receberão a mobília apropriada e os computadores.

O Acessa São Paulo é o maior programa de inclusão digital do país. A meta do governo do Estado é levar Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas.

Com estes dez novos convênios, o programa já está presente em 70% dos municípios paulistas.

Nas unidades do Acessa SP, é possível, entre outras atividades, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos. Os postos funcionarão de segunda a sexta-feira, com monitores à disposição dos usuários para orientá-los na utilização dos equipamentos e na navegação na web.

Programa Acessa São Paulo
O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

O programa está presente em 380 cidades, dispõe de 436 postos, com 3.385 computadores e 820 monitores. São 1,5 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e quase 35 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

Na Grande SP, o programa está presente em 27 cidades. Na capital, são 36 unidades em operação.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para as afirmações “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Veja a localização dos novos postos do AcessaSP:

Serviço:
O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Gestão Pública