Secretaria de Gestão Pública afirma que curso começará em 2009

O Acessa SP terá um curso online de iniciação política a partir de 2009. O Programa de inclusão digital do Governo de São Paulo, com 436 unidades em funcionamento no Estado e cujo principal público freqüentador é o jovem de baixa renda, oferecerá o curso de ensino à distância.

O termo de cooperação foi firmado entre a Assembléia Legislativa, que fornecerá o conteúdo do curso em parceria com a Fundação Mário Covas, e a Secretaria de Gestão Pública Estadual, pasta à qual está vinculado o Programa Acessa SP.

Outras Secretarias de Estado e do Município também assinaram os termos de cooperação para convênios semelhantes: a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania; a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e a Secretaria Municipal de Participação e Parceria.

O ILP – Instituto do Legislativo Paulista – interessou-se em fazer o convênio com o Acessa São Paulo porque o público-alvo para o Curso de Iniciação Política à Distância é o mesmo público que freqüenta o Acessa São Paulo: o jovem de baixa renda.

“Sessenta por cento dos domicílios de São Paulo não têm computador com internet. É dever do Estado suprir esta carência”, disse o Secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo. “E o ensino à distância é uma ferramenta de grande importância nesta realidade.”

O curso, gratuito, é destinado aos jovens de 14 a 19 anos que tenham interesse nesse tema. Os participantes poderão fazer o curso nas unidades do Acessa São Paulo, programa vinculado à Secretaria de Gestão Pública A grade pode ser cumprida de acordo com a disponibilidade do usuário. Portanto, não é preciso comparecer ao Posto em horários pré-determinados.

O Curso vai abordar noções básicas de política. O programa vai desde o governo Getúlio Vargas até a primeira gestão do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Serão ensinadas noções de democracia, cidadania e sistemas políticos.

O curso começará em 2009 e haverá certificado para aqueles que obtiverem nota mínima de 07 pontos na prova final.

As inscrições para o Curso de Iniciação Política podem ser feitas no site ilp.ensinar.org

Programa Acessa São Paulo
O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

O programa está presente em 380 cidades, dispõe de 436 postos, com 3.385 computadores e 820 monitores. São 1,5 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e quase 35 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007 (da Escola do Futuro da USP), realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para as afirmações “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço:
O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.