No primeiro treinamento do ano, Beraldo recebe monitores no Parque da Juventude

O secretário de Gestão Pública do Estado, Sidney Beraldo, participou da abertura das capacitações 2009 dos monitores do AcessaSP. Beraldo esteve no Parque da Juventude, na capital paulista, onde falou para mais de 40 monitores da capital e municípios do interior do estado. “O programa já é um sucesso e a continuidade disso depende do preparo e da capacitação de vocês monitores”, discursou. Principalmente agora com a mudança nas prefeituras, quando entram novos monitores no programa, explica.

Para 2009, a expectativa do secretário é continuar inovando no Programa. Entre as novidades está o fortalecimento da Rede de Projetos. “Vamos incentivar os monitores a desenvolverem suas próprias iniciativas”. Para isso, Beraldo adianta que será criada uma premiação para congratular os monitores que se destacarem na Rede. “Esse será mais um indicador de avaliação de desempenho dos postos”, complementa.

Outra prioridade é aumentar o espaço para idosos dentro do programa. “Vamos promover uma integração com o novo programa do Governo do Estado voltado à terceira idade, o Futuridade”.

Quanto à ampliação do programa, Beraldo afirma que essa é uma prioridade do Governador José Serra. “Vamos contatar os novos prefeitos e oferecer parceria. A meta é ter 120 novos postos instalados até o fim de 2009″, prevê.

Conhecimento auto-sustentável

Na ocasião, o gestor do programa, Akira Shigemori, destacou ainda que essa capacitação demonstrou que o programa está numa engrenagem auto-sustentável. “Muitos dos monitores que deixaram o programa passaram informações aos novatos”. Como no caso do monitor recém chegado Lucas Raphan, de Santo Anastácio. “Comecei como voluntário no posto do AcessaSP, quando a monitora Natallie saiu me indicou para a vaga e eu entrei. Ela me passou algumas orientações”.

Raphan, que tem 18 anos, faz faculdade de informática e está feliz com a oportunidade no AcessaSP. “Esse é meu primeiro emprego e já estou atuando em algo relacionado à minha área”. Segundo o monitor, a capacitação é uma oportunidade de adquirir formação profissional e aprender a fundo os procedimentos do programa.