Primeiro posto inaugurado em 2009 faz parte do Plano de Expansão do Programa, que tem 436 unidades em todo Estado

O secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 2 de fevereiro, o posto do Acessa SP no município de Pirajuí. É a primeira unidade inaugurada no ano de 2009.

O Acessa SP em Pirajuí oferece aos usuários 6 computadores com conexão banda larga. Na unidade, com capacidade para realizar 1824 atendimentos/mês, é possível, entre outras coisas, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, com monitores à disposição dos usuários para orientá-los na utilização dos equipamentos e na navegação na web.

A implantação da nova unidade faz parte do Plano de Expansão do Programa. A meta do governo do Estado é levar o Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas.

“Vivemos a era do conhecimento e o acesso às tecnologias é fundamental. Por isso, o governo de São Paulo se preocupa em ampliar as ações de inclusão digital, neste caso, desenvolvidas pelo Programa Acessa SP, que dá condições a jovens e adultos de usar um computador de forma ampla e com acesso à internet banda larga”, destacou Sidney Beraldo.

Programa Acessa SP
O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, atingiu a marca de 35,2 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, há oito anos, foram cadastrados no programa mais de 1,5 milhão de usuários com acesso gratuito à internet.

Com a inauguração do Acessa SP em Pirajuí, o programa passa a contar com 436 unidades no Estado. Ao todo, são 3.485 computadores disponíveis à população. Desde 2007, foram instalados mais de 100 postos no Plano de Expansão do Programa. Até 2010, o Governo de São Paulo tem como meta expandir o programa para todos os 645 municípios do Estado que manifestarem interesse.

O Programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp ( Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Nas unidades com conexão banda larga disponíveis gratuitamente, é possível, por exemplo, realizar serviços do governo eletrônico, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares e ler sites de notícias.

Pesquisa
De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para os tópicos “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% leem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Novo Posto

Pirajuí
Endereço: Rua Riachuelo, 468
Computadores para usuários: 06
Capacidade de atendimento: 1824 atendimentos/mês
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Da Gestão Pública