Chegou 2009 e antes de fazer aquelas famosas promessas de início de ano (parar de fumar, emagrecer), vale dar uma olhada no que foi escrito no blog 2008 e ver quais resoluções foram cumpridas ou não.


Relatório dos postos publicado no portal
O que foi dito em 2008:
“Neste ano vamos encontrar uma maneira de publicar os relatórios de desempenho (cadastros, atendimentos, impressões) no portal do Acessa. Todos saberão como está cada posto do Acessa. Se há muito ou pouco cadastro e se tem atendimentos. Postos com a mesma quantidade de micros poderão fazer um comparativo do desempenho. Para fazer isso, precisaremos ver com a equipe da Escola do Futuro – Hernani, Tíssia, Júlio Boaro, Marina. Em janeiro já vamos começar a planejar isso.”

O que aconteceu:
É uma realidade! No portal do Acessa temos um grande relatório, atualizado semanalmente, que informa quantos atendimentos, cadastros e impressões cada posto realizou. Agora, os monitores podem ver de fato o resultado do próprio trabalho. E por conta disso ocorreu uma mudança na cultura dos profissionais do Acessa, pois se tornou um ponto de atenção. Todos estão mais ligados no desempenho e preocupados em manter o posto sempre funcionando e cheio de gente. Dê uma conferida nos relatórios aqui.

Linux
O que foi dito em 2008:
“Também em 2008 virá um novo Linux em substituição ao Acessa-Livre atual. Os pontos de honra são atualizações de aplicativos – principalmente dos navegadores de Internet – mais constantes e ágeis, impressora em rede e uso de disquetes, pen-drives e CDs mais simples.”

O que aconteceu:
Quase realidade. A versão nova do Acessa Livre ficou pronta. De fato agora está mais fácil utilizar pen-drives, disquetes e CDs. A impressora também está em rede. Os navegadores foram atualizados. O problema é que ainda não conseguimos instalar em todos os postos. Alguns estão com máquinas obsoletas sem memória RAM suficiente para rodar o Acessa Livre 3.0. A nossa expectativa é que em abril ou maio cheguem novas máquinas que substituirão os equipamentos de postos mais antigos. Assim, fica tudo novo.

Capacitações
O que foi dito em 2008:
“Retomar as capacitações para os monitores novos. Ao que parece, quase 60% dos monitores foram trocados no último ano. Isso significa que mais da metade deles não fizeram os 5 módulos de capacitação previstos. Precisamos fechar essa brecha em 2008. Hoje mesmo fizemos uma reunião com a equipe de capacitação da Escola do Futuro, Renata e Jackson. Realizaremos Módulo I nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro. O Módulo II para os 50 novos postos acontecerão entre 11 e 20 de fevereiro. Monitores, aguardem mais detalhes nos próximos dias.”

O que aconteceu:
Ao longo de 2008 foram 76 encontros de capacitação totalizando a presença de 1.474 participantes. Além dos Módulos I e II, também foram aplicados o III (Criatividade e Governo Eletrônico) e o IV (Rede de Projetos), sendo que todos os monitores foram convocados para fazer esse módulo.

E o que vem por aí?
Para 2009 as expectativas são bem grandes. Por exemplo:

Acessa Livre
Precisamos manter os softwares em atualização constante para não repetir os problemas do passado. Para isso, a meta é criar uma forma de instalar automaticamente atualizações em todos os postos. Assim vamos ganhar agilidade. Já que hoje a maior dificuldade é a demora em atualizar as máquinas individualmente.

Rede de Projetos
É a grande aposta do Programa para 2009. A expectativa é de muitos projetos de grande impacto social e inovadores acontecendo no maior número de postos possível. Usuários e monitores podem propor atividades especiais para utilizar os computadores do Acessa. Um grupo de usuários pode, por exemplo, se reunir para fazer pesquisas e produzir um site ou blog. Até 30% dos atendimentos de um posto podem ser usados para esses projetos especiais. Para saber mais como funciona, entre no site da Rede de Projetos: http://rede.acessasp.sp.gov.br/

Equipamentos
A meta é trocar todos os equipamentos com mais de dois anos de uso. Os mais antigos, com mais de cinco anos, já devem ser trocados em abril ou maio, se o processo de compras na Prodesp correr como o planejado. Depois disso, a idéia é trocar principalmente os computadores Epcom, que já necessitam de manutenção constante.

Novos Postos
Até 2010 deve haver um posto do Acessa em cada um dos municípios paulistas. Atualmente, faltam 187 cidades (o estado de São Paulo é composto por 645 municípios), então, em tese deveria ser esse número de postos a ser implantado. Mas isso depende também das prefeituras manifestarem interesse em firmar uma parceria. De qualquer forma, podemos prever muitos postos novos em implantação para este ano. Vale lembrar que em 2008 foram nada menos que 120 postos novos.

Em 2010 voltamos para saber o que virou realidade ou bateu na trave.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *