Projeto SMS enviará informações sobre serviços públicos para telefones móveis

São Paulo, 16 de fevereiro de 2009 – O Governo de São Paulo adota o envio de mensagens de celular para se comunicar com cidadãos. O Projeto SMS busca aumentar a qualidade dos serviços públicos, tornando mais efetiva a comunicação entre o Estado e usuários destes serviços. A iniciativa se baseia na crescente importância da telefonia celular como meio de comunicação e também por ser uma tecnologia largamente disseminada entre a população.

A Secretaria Estadual de Gestão Pública, por meio do GATI (Grupo de Apoio Técnico à Inovação) vem realizando desde o final de 2008 experiências-piloto de uso de SMS em serviços públicos do Governo do Estado de São Paulo. Em 2009, a expectativa é efetivar estes pilotos e ampliar o uso das mensagens de celular para outras áreas e serviços.

Foram testados até agora cinco serviços. O primeiro deles foi o Piloto Poupatempo, em que o cidadão recebia lembretes da data agendada para emissão de 2ª via do RG. Foi realizado o Piloto Jovens Acolhedores, em que os candidatos recebiam mensagens informando a concessão de bolsas de estudo ao Programa Jovens Acolhedores, da Coordenadoria de RH da Secretaria Estadual de Saúde.

Outro teste realizado foi o Piloto InCor, uma parceria com o Instituto do Coração, que alertava os pacientes sobre as consultas marcadas. A medida diminuiu atrasos e ausências em 17%. No Piloto Detran o usuário podia consultar os pontos de sua carteira e as multas via SMS. Já no Programa Emprega São Paulo, o trabalhador cadastrado recebia um lembrete na véspera das entrevistas e outros compromissos ligados à sua recolocação profissional.

Cada mensagem de texto custa para o governo R$ 0,09 e o preço cai quando cresce o volume de destinatários. Na avaliação do GATI, o prejuízo ao Estado causado pela perda de compromissos por parte do cidadão é maior que o gasto com o envio das mensagens.

Sergio Bolliger, um dos responsáveis pelo projeto, diz no blog oficial: “Em 2008, confirmamos, por meio dos pilotos realizados, que há boa aceitação e plenas condições técnicas para a rápida e fácil absorção da tecnologia de SMS em serviços públicos, tanto da parte do governo, como pelos cidadãos”.

Mais detalhes no blog do projetoSMS iGovSP

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