Novo posto integra Plano de Expansão

O governador José Serra inaugurou, nesta sexta-feira, 13, o Poupatempo São José do Rio Preto, a 438 km da capital, na região noroeste do Estado. Este é o 3º Posto integrante do Plano de Expansão do Programa Poupatempo a ser entregue em menos de um ano. A cerimônia contou também com a presença do secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Em seu discurso, Serra revelou dados da mais recente pesquisa Ibope sobre o Programa Poupatempo. “O levantamento feito pelo Ibope apontou que 98% dos usuários aprovam o serviço do Poupatempo”, afirmou. A pesquisa citada pelo governador foi realizada com usuários das unidades em 2008 e mostra também que, para 96% dos entrevistados, o programa oferece um bom atendimento. Na pesquisa, o Poupatempo também foi considerado “um orgulho para São Paulo” por 97% dos cidadãos.

O governador também destacou os benefícios que a população de São José do Rio Preto e região terão com a chegada desta unidade. ”A partir de agora a emissão da segunda vida do RG vai passar de 30 a 60 dias para 24 horas. Isso é utilidade pública”.

Com capacidade para 5 mil atendimentos diários e 110 mil mensais, o novo Posto oferece mais de 250 serviços públicos, prestados pelos seguintes órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Secretaria de Estado da Fazenda, Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Banco Nossa Caixa, Cia. de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Correios, além de serviços da Prefeitura Municipal, presente com serviços de diversas secretarias e departamentos.

“A chegada do Poupatempo a São José do Rio Preto permitirá a 1,4 milhão de habitantes, moradores dos 96 municípios desta região administrativa, o fácil acesso a mais de 250 serviços públicos prestados com o já consolidado Padrão Poupatempo de atendimento. Tudo com transparência e sem burocracia”, afirma o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O Poupatempo São José do Rio Preto conta com um quadro de 256 funcionários, distribuídos entre servidores públicos, administração indireta, terceirizados e serviços de apoio, e atende a população de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

O investimento total para a implantação e gestão do Poupatempo São José do Rio Preto, cujas obras foram iniciadas em junho de 2008, é de R$ 48,8 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do Posto ao longo de todo este período.

Mais de 10 mil atendimentos na pré-operação
Na segunda, 9 de fevereiro, a Unidade de São José do Rio Preto abriu suas portas à população oferecendo todos os serviços em caráter experimental. Antes mesmo do horário de abertura do Posto, um grande número de pessoas já aguardava para conhecer os serviços da nova Central de Atendimento ao Cidadão.

Somente nestes quatro dias de pré-operação, o Posto já realizou mais de 10,5 mil atendimentos. Um dos serviços de maior procura é a emissão da Carteira de Identidade, que antes do Poupatempo, para uma 1ª via do documento, por exemplo, levava em média 30 dias para ser entregue. Agora, indo ao Poupatempo o documento chega às mãos dos cidadãos em até 48 horas.

Expansão do Programa Poupatempo
Com a inauguração do Poupatempo São José do Rio Preto, o Programa passa a contar com 14 Postos Fixos, além de sete Unidades de atendimento itinerante que circulam na Grande São Paulo e no Interior.

Somente com a entrega dos três primeiros Postos anunciados no Plano de Expansão do Poupatempo – Osasco, Santos e São José do Rio Preto – a capacidade diária de atendimento do Programa será aumentada em 16,5 mil atendimentos, atingindo uma população superior a 5 milhões de habitantes.

A primeira fase desta ampliação prevê ainda a implantação de unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taubaté e Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista, incorporado ao Plano de Expansão em julho de 2008.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há mais de 11 anos presta serviços de qualidade à população. Desde a inauguração do primeiro Posto, o Sé, em 1997, até o fechamento de janeiro de 2009, o programa prestou mais de 212,6 milhões de atendimentos aos cidadãos.

SERVIÇO:
Poupatempo São José do Rio Preto
Endereço: Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br

Da Gestão Pública