Novas unidades fazem parte de Plano de Expansão

O secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou na manhã desta terça-feira, 3 de fevereiro, unidades do Programa Acessa SP nos municípios de Agudos e Pratânia.

Às 9h, foi realizada a entrega da unidade de Agudos, que passa a oferecer seis computadores com conexão banda larga, com capacidade de 1.632 atendimentos/mês. Já o posto de Pratânia foi inaugurado às 10h30. A população pratanense tem cinco computadores disponíveis na unidade que realizará uma média de 1.520 atendimentos mensais.

Na segunda-feira, 2, foram entregues outros postos em Pirajuí e Paulistânia, na região administrativa de Bauru. Com um total de 11 máquinas, as unidades juntas têm capacidade para realizar em média 3.180 atendimentos mensais à população.

A implantação das novas unidade faz parte do Plano de Expansão do Programa. “O governo quer incluir no programa até 2010 todas as cidades do estado que manifestarem interesse. Hoje o contato com as tecnologias é primordial para o desenvolvimento do cidadão”, disse Beraldo.

Programa Acessa SP
O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, atingiu a marca de 35,2 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, há oito anos, foram cadastrados no programa mais de 1,5 milhão de usuários com acesso gratuito à internet.

Com a inauguração das novas unidades do Acessa SP, o programa passa a contar com contar com 439 unidades no Estado. Ao todo, são 3.501 computadores disponíveis à população. Desde 2007, foram instalados mais de 100 postos no Plano de Expansão do Programa.

O Programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Nas unidades com conexão banda larga disponíveis gratuitamente, é possível, por exemplo, realizar serviços do governo eletrônico, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares e ler sites de notícias.

Pesquisa
De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para os tópicos “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% leem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Novos Postos

Agudos
Endereço:Biblioteca Municipal Professor Gama e Silva – Av. Sebastiana Leite, 551 – Centro
Computadores para usuários: 6