Conversar com os amigos através de comunicadores instantâneos, como o MSN e o Gtalk, pode trazer riscos à sua segurança. Suas informações pessoais podem ser usadas para fins maliciosos e seu computador pode ser exposto a vírus. Mas se proteger é fácil: basta seguir alguns cuidados simples.



Um dos perigos está na própria conversa. Um desconhecido mal intencionado pode, de forma amigável, fazer com que você revele seu e-mail, telefone, endereço, senhas, número de cartão de crédito, etc. Esses dados podem ser usados de formas negativas, como o envio de mensagens não solicitadas de propaganda e a aplicação de golpes em você mesmo ou em outras pessoas em seu nome. Nunca se deve fornecer esse tipo de informação a desconhecidos em conversas por mensageiros instantâneos.

Outro risco são os vírus que são propagados por meio destes serviços. Durante uma conversa com um amigo você pode, de repente, receber uma mensagem estranha, com um link que pode ser um vírus. Não clique sem antes confirmar se seu contato realmente o enviou. Geralmente, nesse tipo de ataque o interlocutor do bate-papo nem sabe que o link foi enviado.

Algumas medidas para se prevenir de riscos à segurança no MSN e no Gtalk são:

- não forneça muitas informações sobre você a pessoas que acabou de conhecer;
- NUNCA forneça informações como senhas ou número de cartão de crédito;
- nunca clique em links que surjam de forma inesperada numa conversa;
- sempre mantenha seu programa atualizado, pois assim ele fica menos vulnerável a ameaças;
- nunca aceite arquivos de pessoas estranhas, principalmente programas de computador;
- utilize um bom anti-vírus para verificar arquivos que você receba, mesmo de amigos.

Com informações da Cartilha de Segurança para Internet da Cert.br e das Dicas de segurança na internet do Info Wester

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *