Unidade terá 11 computadores e capacidade para realizar 3 mil atendimentos mensais

O Governador do Estado de São Paulo, José Serra, assinou nesta sexta-feira, 13 de março, a autorização para a implantação de um posto do Acessa SP no município de Mogi das Cruzes, em parceria com a prefeitura municipal. A unidade terá 11 computadores com conexão banda larga e capacidade para realizar 3 mil atendimentos mensais. O local do novo posto ainda vai ser definido pela prefeitura. O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo de São Paulo, que oferece acesso gratuito à internet para a população.

O município já conta com uma unidade do Programa instalado na estação da CPTM de Mogi das Cruzes, em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos. Este posto possui 8 computadores e, desde sua implantação em julho de 2005, já cadastrou mais de 7 mil usuários e realizou mais de 88 mil atendimentos.

Desde 2007, já foram implantados 139 postos do Acessa SP, ampliando para 482 as unidades em funcionamento no Estado. A meta do governo de São Paulo é levar o Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas.

Serviços públicos

O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, é gerido pela Secretaria de Gestão Pública em parceria com Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). O programa oferece acesso gratuito às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. Nas unidades do Acessa SP, é possível buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos. Os postos contam com monitores à disposição dos usuários para orientá-los na utilização dos equipamentos e na navegação na web.

O programa está presente em 425 cidades, dispõe de 482 postos, com 3.700 computadores e 905 monitores. Desde o lançamento do Acessa São Paulo, em julho de 2000, 1,6 milhões de usuários foram cadastrados em todo o Estado e mais de 36,45 milhões de atendimentos foram realizados. O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Da Gestão Pública