Com as novas unidades, o programa de inclusão digital do Governo de São Paulo passa a cobrir 64% da região de Marília

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou nesta sexta-feira, 20 de março, postos do Acessa SP nos municípios de Oriente e Pompéia. Às 13h, o secretário Beraldo realizou a entrega do posto de Pompéia, que tem seis computadores e capacidade de 1,8 mil acessos por mês. Na unidade de Oriente, inaugurada às 14h, são cinco computadores com estimativa de 1,5 mil acessos mensais (veja mais informações sobre os postos abaixo).

Com as inaugurações, o programa atinge 64% dos municípios da região de governo de Marília. As cidades de Alvinlândia, Echaporã e Garça também são parceiras do projeto e têm postos em fase de implantação.

Nas unidades do Acessa SP, a população tem à disposição de forma gratuita o acesso à Internet, além de poder realizar serviços do governo eletrônico, passar e-mail, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares e ler notícias.

Inclusão
Monitores do Acessa SP Pompéia mantêm projeto de inclusão digital voltada a idosos. A oficina “Acessa 3ª Idade” funciona duas vezes por semana em aulas de uma hora de duração, em que os participantes aprendem a usar o computador e acessar a internet.

A implantação das novas unidades teve início em 2007, como parte do Plano de Expansão do Programa. De lá pra cá, já foram instalados no Estado 146 postos. Até 2010, o Governo SP planeja levar o programa para todos municípios que manifestarem interesse.

Programa Acessa SP
O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu a marca de 36,4 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, foram realizados mais de 1,6 milhão de cadastros. Ao todo, são 482 postos em funcionamento, com 3.703 computadores e 905 monitores à disposição dos usuários. O Programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Pesquisa
De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil participantes do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu aos entrevistados para avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para os tópicos “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a pesquisa, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% leem notícias em jornais e revistas; e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço:
O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Novos Postos

Pompéia
Endereço: Rua Doutor Durval de Carvalho e Silva, 199, Centro (Biblioteca da Prefeitura)
Computadores para usuários: 6
Capacidade de atendimentos: 1.800/mês
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Oriente
Endereço: Rua Mário Reis, 69, Centro (Biblioteca)
Computadores para usuários: 5
Capacidade de atendimentos: 1.500/mês
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h

Da Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *