Qualquer pessoa que se deparar com materiais que desrespeitem os direitos humanos na internet pode denunciar anonimamente o conteúdo criminoso através da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.

O serviço, oferecido pela ONG SaferNet Brasil, recebe uma média de 2.500 denúncias por dia de páginas contendo evidências de crimes de ponografia infantil ou pedofilia, racismo, neonazismo, intolerância religiosa, apologia e incitação a crimes contra a vida, homofobia e maus tratos contra os animais.


Segundo a ONG, no ano de 2008, foram recebidas 91 mil denúncias, sendo 63% delas relativas à pornografia infantil. Do total de denúncias, 90% são referentes a conteúdos publicados no Orkut.

Para denunciar, basta entrar no site Denunciar.org.br e clicar no botão vermelho Denuncie. A seguir, é preciso escolher o tipo de crime encontrado. Na tela seguinte será pedido o endereço da página contendo o material considerado atentatório aos direitos humanos. Não é necessário se identificar. Após o envio, o sistema gera automaticamente um número de ticket, que permite acompanhar o andamento da denúncia em tempo real.

Como funciona?

Após o recebimento da denúncia, a equipe de analistas da SaferNet avalia os conteúdos acusados. Uma vez constatados indícios de crimes, são recolhidas na internet provas de materialidade e indícios de autoria. Em seguida, é elaborado um relatório, que será encaminhado às autoridades competentes.

Se a denúncia contiver evidências relacionadas a sites hospedados no Brasil, este relatório será enviado ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, para que se inicie a investigação policial. No caso das denúncias de sites estrangeiros, a SaferNet encaminha para os Canais de Denúncias Internacionais (hotlines).

Você testemunhou algum crime na internet? Denuncie!

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *