Primeira turma será na área de Enfermagem;Região de Araraquara terá 120 vagas.

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer a partir de abril 90 mil vagas para a formação de profissionais de nível técnico na área da saúde. O novo programa, desenvolvido em parceria com a Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), tem como objetivo ampliar a formação escolar dos profissionais e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Já estão abertas a partir desta quinta-feira, 26 de fevereiro, as inscrições para o Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem, primeira etapa do programa. Totalmente gratuito, o curso oferece 2,7 mil vagas destinadas aos auxiliares de enfermagem que trabalham nas redes públicas de saúde estadual e municipais, além de instituições privadas que tenham convênio com o SUS. Serão 90 turmas distribuídas pelo Estado, com carga horária total de 900 horas, das quais 600 serão teóricas e 300 em estágio supervisionado.

Para a região de Araraquara estão previstas 120 vagas distribuídas em quatro turmas. As aulas devem ser ministradas nos municípios de Araraquara, São Carlos, Descalvado e Matão.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de março. Para participar é necessário ter o ensino médio completo. A ficha de cadastramento, os requisitos do programa e as informações complementares sobre o curso estarão disponíveis no site http://www.fundap.sp.gov.br/. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelos telefones (11) 3066-5500 ou 3066-5660.

O início das aulas será em abril. Elas serão ministradas de forma descentralizada pelas escolas técnicas da rede ETSUS-SP, da Secretaria, em todo o Estado. Os alunos serão automaticamente contemplados com a bolsa caso cumpram os requisitos do programa. Caso o número de inscritos ultrapasse o total de vagas, novas turmas serão abertas no segundo semestre.

“Esta é uma iniciativa muito importante para aperfeiçoar o atendimento na rede pública de saúde. Queremos qualificar esses profissionais, atualizando e aprofundando seus conhecimentos, em benefício dos usuários do SUS”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Também está prevista para os próximos três anos a abertura de turmas para formação integral de técnicos de nível médio em enfermagem, além de cursos de especialização em nível técnico da área de enfermagem, formação profissional de nível médio técnico em outras áreas da saúde e cursos de pós-graduação à distância para profissionais de saúde.

Da Secretaria de Gestão Pública