Programa do Estado em parceria com a prefeitura possibilita ingresso no mercado de trabalho

Um dos tantos usuários do AcessaSP, posto de Caraguatatuba, Márcio Costa Filho, começou o ano mais feliz. Isso porque dois dias depois de se cadastrar no Emprega São Paulo, ele conquistou o tão sonhado emprego.

Márcio, que nunca tinha usado a internet, ficou sabendo do lançamento do Emprega São Paulo e foi informado de que no posto do AcessaSP era possível se cadastrar. “Eu nunca tinha mexido com computador, mas estava precisando muito de emprego por isso fui até o Posto”, revelou.

No local ele recebeu o auxílio da monitora Maria Amanda, estudante de Computação. “Ajudei-o a fazer uma conta de e-mail e orientei todo o cadastramento no Emprega São Paulo”. Amanda explica que sem o e-mail não é possível efetuar o cadastro no site de vagas.

Márcio é grato pelo serviço prestado e por estar tendo essa oportunidade de se incluir no mundo digital. “Agora eu venho até o posto todo dia, vejo meu e-mail, navego no Emprega SP e vou a outros sites de notícia”, disse.

Posto de Caraguá deve ter curso de Informática Básica para os usuários

O posto do AcessaSP em Caraguá fica na praça Diógines Ribeiro de Lima, ao lado da secretaria de Turismo. No local, será oferecido curso Informática Básica, voltado para jovens e adultos. “Quero demonstrar como a tecnologia pode ser útil no dia-a-dia, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho, melhorando a qualificação profissional e aumentando a participação no mundo digital”, explicou Amanda.

A unidade conta com 10 computadores, uma impressora, um gravador de CD e monitora capacitada para auxiliar os usuários em suas pesquisas. De todas as cidades do Litoral Norte, Caraguá foi a primeira cidade a receber o programa.

O espaço é direcionado para a população que não tem acesso à internet para realizar pesquisas de vagas de emprego, cadastramento no projeto Not@Fiscal Paulista, elaboração de currículos, cursos à distância, entre outros, além de serviços de utilidade pública como solicitação de ligação ou religação de água, segunda via de contas, declaração de imposto e recadastramento de CPF.

Para utilizar do serviço, o usuário deverá cadastrar-se com documento oficial com foto. Ele terá direito a 30 minutos de acesso à internet. Após este tempo, poderá continuar usando o espaço desde que não haja fila de espera.

Serviço: A unidade do AcessaSP de Caraguá fica na praça Diógenes Ribeiro de Lima, ao lado da secretaria de Turismo. Os contatos são: 3883 3042 e acessa_caragua@hotmail.com .

Da Prefeitura de Caraguatatuba