Profissionais são capacitados a praticar comércio virtual por meio de blogs e sites de relacionamento



Artesanato em feira de Pindamonhangaba

Artesãos de Pindamonhangaba – município da região de São José dos Campos a 156 quilômetros da capital – encontram na internet uma alternativa de venda de seus produtos. Por meio de oficina do posto do Acessa SP, programa de inclusão do Governo do Estado, os profissionais da cidade encontram na rede mundial de computadores oportunidade de divulgar o trabalho em blogs e sites de relacionamento.

Nesta terça-feira, dia 28 de abril, cinco profissionais iniciam o treinamento com a monitora da unidade e idealizadora do projeto Arte Pinda, Rosana Belló Teixeira Leite. A ideia, explica ela, surgiu enquanto visitava uma feira de artesanato que acontece esporadicamente na cidade. “Pensei que a internet seria uma ferramenta bastante útil para mostrar o que estas pessoas fazem. Atualmente, eles expõem suas criações apenas em um espaço cedido pela prefeitura”, comenta.

Inicialmente, os artesãos vão aprender a manusear e-mails, que serão a ferramenta de comunicação com o consumidor. Depois, cada um deles criará um blog, no qual farão postagens de fotos com os produtos à venda. Devido à diversidade de trabalhos que desenvolvem, cada artesão “blogueiro” terá em sua página os links dos demais participantes das oficinas. Os trabalhos vão desde objetos feitos com garrafas pet e sementes, passando por técnicas como bordado e crochê. Para divulgar a página, os artesãos também criarão uma comunidade em um site de relacionamentos para convidar todos os internautas da cidade e região a visitarem seus blogs.

Capacitação
Cada módulo da oficina terá em média oito aulas. Os encontros, às terças-feiras, terão duração de uma hora. Além da turma atual, formada de cinco mulheres com idades entre 20 e 50 anos, outros cinco artesãos, sendo dois homens e três mulheres da mesma faixa etária, já demonstraram interesse e devem participar da oficina às quintas-feiras. “Apresentei a proposta no início de abril aos profissionais da cidade que se mostraram bastante entusiasmados. A proposta é que encontrem na internet uma nova forma de valorizar o que fazem e, além disso, aumentar a renda”, ressalta Rosana.

Rede de Projetos
O programa Acessa SP dispõe de uma rede de projetos, onde são inseridas iniciativas capazes de gerar um atendimento diferenciado aos usuários e monitores de postos. A ideia é estabelecer a ligação entre as unidades do Acessa SP para compartilhar experiências. Em oficinas sobre os mais diversos temas, os participantes encontram, por exemplo, a oportunidade de se capacitar e aperfeiçoar profissionalmente, bem como conhecer os benefícios da internet no dia a dia.

O Acessa SP mantém a Rede de Projetos oferecendo tempo extra de uso das máquinas para cursos, oficinas e pesquisas, além de suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos. Outras informações sobre a Rede de Projetos estão disponíveis no endereço http://rede.acessasp.sp.gov.br/.

Acessa SP
O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu a marca de 36,8 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, foram realizados mais de 1,6 milhão de cadastros. Ao todo, são 489 postos em funcionamento, com 3.757 computadores e 920 monitores à disposição dos usuários. O Programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Serviço
Oficina “Arte Pinda” do Acessa SP
Onde: unidade 2 do Acessa SP de Pindamonhangaba – Ladeira Barão de Pindamonhangaba, s/n – Bosque da Princesa
Horário: toda terça-feira, das 8h às 9h
Informações: pelo telefone 12-36451701

Da Gestão Pública

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *