Programa via internet de intermediação gratuito entre candidatos e empregadores conta com o serviço desde 9 de março

Está em funcionamento, desde 9 de março, o torpedo de aviso de emprego do programa Emprega São Paulo, parceria da SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – com a Prodesp. Só no primeiro dia de operação foram enviadas 1.703 mensagens a pessoas cadastradas no programa.

O texto da mensagem, de 150 caracteres, diz “O GOVERNO DE SÃO PAULO INFORMA: há uma oportunidade de emprego para você. Consulte seu e-mail ou acesse www.empregasaopaulo.sp.gov.br em até 48hs”.

Essa nova funcionalidade do sistema colocada agora em prática é resultado do cruzamento noturno dos cadastros de currículos e de vagas recebidos durante o dia, buscando a compatibilidade do perfil do trabalhador com a vaga oferecida.

Para implantação do aviso SMS, a Prodesp contratou os serviços de um broker – empresa que gerencia os telefones dos candidatos e envia a mensagem para as operadoras, que disparam os torpedos, sem nenhum custo para o candidato. Até 30 de março, o Emprega São Paulo tinha mais de 860 mil trabalhadores inscritos e 422 mil vagas cadastradas no sistema.

O Emprega é um programa – via Internet – de intermediação gratuito entre candidatos e empregadores que disponibilizam vagas no Estado de São Paulo. O sistema oferece ao trabalhador cadastrado, estando ele empregado ou não, acesso às vagas de emprego mais adequadas ao seu perfil dentro do mercado de trabalho paulista. Do lado do empregador, o sistema permite que ele anuncie gratuitamente suas vagas de trabalho para os candidatos cadastrados no programa.

A seleção e os filtros dos candidatos às vagas acontece de forma ágil e de maneiras distintas: a primeira é quando o empregador verifica e seleciona os candidatos a partir do perfil que ele deseja. Na segunda, o próprio candidato se habilita ao processo seletivo de acordo com a adequação do seu perfil à vaga. Uma terceira forma se dá quando o funcionário dos Postos de Atendimento ao Trabalhador – PATs – seleciona e encaminha o candidato às vagas que estão de acordo com o seu perfil. A mais nova prática é a do torpedo disparado para o celular do candidato.

Exportação do Emprega para outros Estados

A SERT promoveu no dia 3 de março, no Palácio dos Bandeirantes, um encontro com Secretários Estaduais do Trabalho para discutir uma forma de compartilhamento do programa Emprega São Paulo pelos demais estados. O encontro reuniu cerca de 20 secretários e secretários-adjuntos do Trabalho, a direção da Prodesp e a superintendência responsável pelo sistema. O governador José Serra esteve presente à reunião para dar seu apoio à iniciativa.

A idéia central é criar parcerias com as secretarias de trabalho de forma que o Emprega possa ser utilizado em outros estados, preservando as características e necessidades regionais. Para tanto, o secretário de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e os demais participantes do encontro visitaram a sede da Prodesp para conhecer as regras gerais para o estabelecimento das parcerias.

Da Prodesp

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *