Monitores realizam projetos em parceria com professores


Alunos do projeto “Construindo Conhecimento”

São Paulo, 07 de abril de 2009 – Projetos do Acessa São Paulo em parceria com escolas públicas do interior paulista trazem estudantes aos postos do programa para utilizar a internet em suas pesquisas escolares, complementando o aprendizado de sala de aula.

O projeto Construindo Conhecimento, da monitora Line Bergamo, começou há duas semanas em Tejupá, região sudeste do Estado. A monitora firmou parceria com a Escola Estadual Professora Orizena de Souza Elena, para oferecer aos alunos de 5ª a 8ª série a chance de pesquisar na internet temas elaborados pelos professores.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Erenete Tonon Alves, a parceria é importante porque a escola não tem computadores em número suficiente para os alunos. “Nossa sala de informática tem apenas quatro máquinas, por isso os estudantes já freqüentavam o posto do Acessa para fazer pesquisas. Então a Line nos procurou para programar os horários das visitas e organizar melhor as atividades”, conta Erenete.

O projeto atende a 200 alunos, sendo 16 a cada semana, em dois horários, às terças das 10h às 11h, e às quintas das 14h às 15h. “O projeto contribui muito com a formação dos alunos, enriquece o aprendizado e complementa o conhecimento adquirido em sala de aula”, afirma a coordenadora.


Alguns alunos do projeto de Tejupá

Serra Negra

Em Serra Negra, no sudoeste de São Paulo, o monitor Santhiago Pinheiro Silva realiza desde março deste ano o projeto Informática & Conhecimento, em parceria com a EMEI CTP Maestro Fioravanti Lugli. No projeto, professores da escola ministram aulas no posto do Acessa.

“Ensinamos as crianças de ensino fundamental a fazer uso da internet e do computador, buscando tornar o Acessa um espaço de extensão do conhecimento que é obtido por esses alunos em sala de aula”, afirma Pinheiro.

Segundo o monitor, a parceria com a escola já existia há dois anos, mas antes os alunos iam ao posto e usavam os computadores sem ligação com o aprendizado de sala de aula. Então ele resolveu transformar a parceria em projeto, para que o uso passasse a ter mais sentido para os alunos.

O projeto atende a duas turmas, uma no período da manhã, com 25 alunos, outra à tarde, com 20 estudantes. Os alunos vão ao Acessa no período oposto ao que têm aulas regulares na escola.

Os professores definem temas e o monitor seleciona sites interessantes para que eles realizem suas pesquisas de forma segura. No mês de março, a turma da manhã trabalhou com poesias, pesquisando autores e textos clássicos na internet. Já a turma da tarde estudou o tema “Dia Mundial da Água”, pesquisando o assunto em sites de ONGs ambientalistas.

Segundo Maria Cristina Esteves, que dá aulas para a turma da tarde, alguns alunos ainda se sentem pouco à vontade na internet, por terem dificuldades anteriores de leitura e escrita. Para estimulá-los, a professora pediu que a própria turma escolhesse quatro temas de seu interesse para serem pesquisados durante o mês de abril. As pesquisas realizadas no Acessa serão discutidas em sala de aula e os alunos produzirão textos sobre o assunto.

Visite o Portal da Rede de Projetos e conheça essas e outras iniciativas. http://rede.acessasp.sp.gov.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *