O futebol é orgulho de todos os brasileiros, mas foi em terras paulistas que a bola rolou pela primeira vez. Em São Paulo, foi fundado o primeiro clube de futebol organizado, o São Paulo Athletic Club. Aqui também foi realizada a primeira partida de futebol oficial do Brasil. E o time mais antigo do país em atividade ininterrupta também é paulista: a Ponte Preta, de Campinas.


Trem da São Paulo Railway

A origem do futebol no Brasil está ligada à estrada de ferro paulista. O futebol moderno foi criado na Inglaterra, no século XIX. A São Paulo Railway (SPR), primeira ferrovia do Estado, que ligava Santos a Jundiaí, era gerenciada por ingleses, que passaram aos trabalhadores da companhia o hábito de jogar bola nos horários livres. No final do século XIX, os ferroviários já praticavam o esporte na Vila de Paranapiacaba, um alojamento de trabalhadores da SPR.

Em 13 de maio de 1888, dia em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo oficialmente a escravidão no Brasil, também foi fundado o primeiro clube de futebol brasileiro. Vários britânicos, entre eles engenheiros da São Paulo Railway e comerciários da cidade, reunidos num bar na rua São Bento, na capital paulista, resolveram criar um clube desportivo. Assim surgiu o São Paulo Athletic Club, o SPAC, conhecido como “clube dos ingleses”.


O “pai” do futebol brasileiro

O sócio mais ilustre do clube foi Charles Miller, filho de um engenheiro inglês da SPR, nascido no bairro paulistano do Brás, que foi à Inglaterra estudar e voltou em 1894, trazendo as regras do futebol, bolas, chuteiras e uniformes. De 1895 a 1898, Miller trabalhou na São Paulo Railway, no setor de almoxarifado.

Há 114 anos, em 14 de abril de 1895, foi disputada a primeira partida oficial de futebol do Brasil, entre as equipes de trabalhadores da SPR e da Gas Co., fornecedora de gás da capital. O jogo, realizado na Várzea do Carmo, terminou em 4 x 2 para os ferroviários, com dois gols de Charles Miller.

O SPAC foi o primeiro tricampeão da Liga Paulista de Futebol, primeira liga de futebol do país, tendo vencido em 1902, 1903 e 1904. O time ganhou seu quarto e último título em 1911 e em 1912 disputou seu último Paulistão.


Primeira formação oficial da Macaca, em 1909

A estrada de ferro deu origem a muitos times em todo o Estado de São Paulo. Entre eles, está a Ponte Preta, clube mais antigo em atividade contínua e o segundo mais antigo do Brasil, fundado 23 dias após o gaúcho Sport Club Rio Grande. A Ponte Preta tem esse nome por conta de uma ponte de madeira tratada com piche erguida durante a construção da estrada de ferro entre Campinas e Jundiaí, pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. A Macaca, como o clube é conhecido, foi fundado em 11 de agosto de 1900, sendo portanto o mais antigo em atividade no futebol paulista.

Vídeo do programa Grandes Momentos do Esporte, da TV Cultura, sobre a história do futebol no Brasil

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *