Em Dourado, Ribeirão Grande e Álvares Florence, projetos usam a web para preservar a memória local


Blog Conta História de Dourado

Resgatar a história e registrar peculiaridades da cultura de seus municípios é o objetivo de três projetos realizados por monitores do Acessa São Paulo nos postos de Dourado, Ribeirão Grande e Álvares Florence.

O mais antigo deles é o projeto Blog Conta História de Dourado, do monitor Luiz Fernando Varella, em atividade há dois anos. O projetista levantou materiais sobre a história de Dourado na biblioteca pública local e decidiu compartilhar o conteúdo na internet.

Até 2007, Varella administrava um site comum. Decidiu transformá-lo em blog após fazer um dos módulos de capacitação à distância sobre Web 2.0 (serviços da web que facilitam a produção de conteúdo pelo usuário, como blogs, o YouTube e redes sociais como o Orkut).

Segundo o monitor, os acessos ao blog têm aumentado. Professores das escolas locais têm incentivando o uso da internet para o estudo da história do município pelos alunos. Na página, encontram-se temas como a história da Estrada de Ferro Douradense e da juventude das décadas de 70 e 80 do município, post que traz uma foto original da época e é um dos textos de maior repercussão do blog.


Blog de Ribeirão Grande

Novos projetos

No Acessa Ribeirão Grande, os monitores Claudinéia Viviane Mendes e Edil Queiroz Araujo realizam há três meses o projeto Resgatando Culturas, em parceria com três estudantes de turismo da cidade. Os projetistas divulgam num blog fatos históricos e culturais da cidade, como a Dança da Palminha e a leitoa recheada com virado de feijão. O material é levantado por meio de entrevistas com moradores mais antigos e pesquisas na internet.

Outra iniciativa é o Blog Igapira, criado no fim de 2008 pelo monitor Eduardo Fernandes da Silva, do Acessa de Álvares Florence. O nome do blog faz referência a um dos antigos nomes da cidade, que já foi Vila Monteiro, Igapira e, desde 1948, é Álvares Florence.

“Como as pessoas não se interessam pela história do município, ela estava se perdendo”, explica Fernandes sobre o que o motivou a criar o projeto.


Blog de Álvares Florence

Visite os blogs:

Dourado – http://douradocidadeonline.blogspot.com/
Ribeirão Grande – http://vivianedomy.blogspot.com
Álvares Florence – http://igapiraonline.blogspot.com/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *