Posto completa três anos de atendimento no mês de maio; além do projeto que destaca a unidade, há também um alto percentual de acessos – até 2,5 mil por mês


O potencial turístico da cidade de Ribeirão Grande, cidade de 7,9 mil habitantes localizada na região de Sorocaba, a 241 quilômetros da Capital, é valorizado no posto do Acessa SP do município. Projeto desenvolvido pela monitora da unidade, Claudinéia Viviane Mendes, com o auxílio de cinco usuárias resgata o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Durante as aulas do curso de Técnico em Turismo, promovido pelo Centro Paula Souza de Capão Bonito, na Escola Municipal Heros Alciati, Claudinéia e as companheiras de classe resolveram fazer um levantamento histórico da cidade, conhecida por suas cachoeiras, cavernas e trilhas ecológicas na mata atlântica. “A cidade tem grande potencial turístico, por reunir atrações naturais, históricas e culturais. Criamos o blog para resgatar a história da cidade e divulgar o que ela oferece para os turistas”, explica.

Para dar andamento à ideia, elas escolheram o posto do programa de inclusão digital do Governo SP. A monitora e as companheiras desenvolveram aos poucos o projeto “Resgatando Culturas”, iniciativa inserida na Rede de Projetos do programa. Depois de realizarem pesquisas com moradores antigos da cidade, elas criaram um blog para publicar o conteúdo.

No endereço http://vivianedomy.blogspot.com, há postagens que relatam o início da história de Ribeirão Grande, no século 18, quando os Jesuítas do Colégio de São Paulo adquiriram duas fazendas para criar gado. Propriedades que serviram de abrigos para caravanas que passavam por ali com destino às minas de ouro do Mato Grosso. O blog registra ainda a história da emancipação da cidade, que até 1991 pertenceu a Capão Bonito.

Além dos relatos históricos, o blog é um canal de divulgação das paisagens, da culinária, artesanato e costumes da região. O internauta encontra ainda no endereço o calendário e registros de eventos tradicionais. Entre eles, a “Trilha e Aventura”, passeio de jipes e motos off-road por trilhas ecológicas de mata atlântica, que faz parte do calendário de festividades do aniversário de Ribeirão Grande.

Três anos em atividade
O posto do programa em Ribeirão Grande completa três anos de atendimento à população no mês de maio. Além do projeto que destaca a unidade, há também um alto percentual de acessos mensais.

A capacidade de 1,6 mil atendimentos por mês é superada pelo alto índice de ocupação das máquinas. A cada mês, o posto chega a atingir a marca de 2,5 mil acessos. Para atender a todos usuários, a unidade funciona 12 horas por dia, das 8h às 20h, de segunda à sábado, excedendo o tempo de operação das demais unidades, que é de em média 8 horas por dia. No Acessa SP de Ribeirão Grande, os usuários têm o acesso gratuito à internet banda larga em quatro computadores.

“O programa Acessa SP tem um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. Um público variado frequenta os postos para desenvolver atividades profissionais, fazer pesquisas escolares, acessar páginas de entretenimento ou realizar serviços eletrônicos do governo paulista”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. “Este projeto desenvolvido pelos usuários do programa em Ribeirão Grande é um dos exemplos do uso da internet”, acrescenta o secretário.

Rede de Projetos
O programa Acessa SP dispõe de uma rede de projetos, onde são inseridas iniciativas capazes de gerar um atendimento diferenciado aos usuários e monitores de postos. A intenção é estabelecer a ligação entre as unidades do Acessa SP para compartilhar experiências. O programa oferece tempo extra de uso das máquinas para cursos, oficinas e pesquisas, além de suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos. Outras informações sobre a Rede de Projetos estão disponíveis no endereço http://rede.acessasp.sp.gov.br/.

Acessa SP
O programa de inclusão digital do Governo SP permite ao usuário o acesso livre à internet banda larga durante 30 minutos. Para navegar na internet mais de uma vez, após o término do período, é preciso que o usuário retire uma nova senha. O uso é ilimitado.

No Estado, o programa está presente em 436 cidades, dispõe de 496 postos, com 3.808 computadores e 928 monitores. Desde a sua fundação, há oito anos, o Acessa SP atingiu marca superior a 37,6 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,6 milhão de usuários com acesso gratuito à internet. Durante o Plano de Expansão, iniciado em 2007, foram instalados em todo o Estado 151 novas unidades. A meta do Governo SP é levar o programa para todos os municípios paulistas interessados.

Acessa SP de Ribeirão Grande

Inauguração: 5 de maio de 2006
Capacidade de atendimento: 1,6 mil por mês
Média de acessos: 2,5 mil por mês
Endereço: Rua Joaquim Vitorino de Proença, 294, centro
Funcionamento: segunda-feira a sábado, das 8h às 20h
Computadores para usuários: 4

Da Gestão Pública

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *