Portal do Trabalho, da Prefeitura, e Emprega São Paulo, do Estado, têm juntos mais de 20 mil vagas

Já está no ar o novo site da Prefeitura de São Paulo para ajudar o trabalhador a encontrar uma chance profissional. O Portal do Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho, fica no endereço www.prefeitura.sp.gov.br/transparenciadotrabalho. No site, o trabalhador encontra uma lista completa com todas as vagas oferecidas no CAT (Centro de Apoio ao Trabalho).

Não é possível cadastrar o currículo no endereço eletrônico, mas, com a descrição da vaga, o trabalhador pode ir até um CAT já sabendo qual é a oportunidade de seu interesse. Há 9.066 vagas no site hoje.

O portal reúne também informações sobre programas de qualificação desenvolvidos pelo governo municipal, como o Operação Trabalho ou o Programa de Capacitação Ocupacional e Utilidade Coletiva. Além disso, são divulgados dados sobre o mercado de trabalho na capital, com indicadores das bases de dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Finalmente, há um espaço para que os patrões divulguem vagas disponíveis em suas empresas.

No Estado

No governo estadual, a opção para encontrar uma vaga pela internet é o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

Administrado pela Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), o portal permite que o trabalhador cadastre seu currículo e concorra a uma das vagas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Também do governo estadual, o Acessa São Paulo (www.acessasp.sp.gov.br) oferece serviços para ajudar o trabalhador a conseguir um emprego. Há um vídeo, por exemplo, que ensina como preparar o currículo.

Do Agora