Mais da metade dos brasileiros (52%) se diz seriamente preocupada com sua segurança na hora de fazer compras pela internet. É o que aponta o Índice de Segurança Unisys, divulgado recentemente. Segundo os pesquisadores, esse número só não é maior porque muitos brasileiros ainda não têm acesso à internet – cerca de 66% da população.

Essa preocupação provavelmente justifica o baixo uso da internet como meio de compra de produtos e serviços. Segundo o Comitê Gestor da Internet (CGI.br), apenas 17% dos brasileiros já fizeram compras online.

Mas é possível comprar pela internet com segurança, basta tomar alguns cuidados.

Confira dicas:

Cuidado com empresas “fantasmas”
Não confie em empresas que não anunciam nome, endereço físico, CNPJ e número de telefone fixo. Antes de comprar, entre em contato para checar se a loja existe. Na dúvida ligue para o Procon ou faça pesquisa no site desse órgão de proteção ao consumidor. Verifique se há registro de reclamações contra ela.

Prefira lojas conhecidas
Por segurança, dê preferência às lojas de renome.

Desconfie sempre
Desconfie de ofertas espetaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado.

Frete e prazo de entrega
Verifique se há despesas adicionais como fretes ou taxas, assim como os prazos de entrega ou execução dos serviços para evitar surpresas desagradáveis.

Guarde todas as informações da transação
Guarde todos os dados das compras, como o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido, comprovante de pagamento e e-mails e mensagens trocadas com o vendedor.

Exija nota fiscal
Esse é o principal comprovante de que você adquiriu um produto de forma legal. Além disso, lhe garante crédito na hora de reclamar e o direito de troca em caso de defeitos no produto.