No dia 30 de maio a cidade de Palestina completa 72 anos. Para comemorar, a monitora do AcessaSP local, Rosemeire Campanha, enviou ao Portal um relato sobre a história de seu município. Veja a seguir.

A origem de Palestina está quase toda consignada em atas de reuniões que na época foram feitas por moradores da região, sempre sob a presidência de Valentim Álvarez, considerado fundador da cidade.

Consta, pois, daqueles documentos que a fundação deu-se a 1° de janeiro de 1922, quando, em casa de Egydio Zaccaro, na fazenda Piau, ficou resolvida a constituição de um patrimônio sob a denominação de “São João da Paulistina”.

Seguiram-se várias reuniões numa das quais Valentim Alvarez anunciou sua disposição de doar parte de sua propriedade ao patrimônio, reservando um quarteirão para que se construísse a igreja em louvor a S. João Baptista. O patrimônio constituído ficava situado entre as cabeceiras das fazendas: Canoas, Jardim e Piau, onde se formou o pequeno povoado.

Tornou-se distrito de paz pela Lei n° 2236, de 22 de dezembro de 1927, no município de Nova Granada e elevado a município na comarca de S. José do Rio Preto, pela Lei n° 2782, de 23 de dezembro de 1936.

O município de Palestina, instalado no dia 30 de maio de 1937, constitui-se pelo Decreto n° 10.001, de 24 de fevereiro de 1939, com o distrito de paz do mesmo nome, que ficou dividido em 3 zonas, sendo a 1ª Palestina, 2ª Santa Filomena e 3ª Guarda-Mor.

O Decreto-lei n° 14.334, de 30 de novembro de 1944, transformou as zonas em distrito e mudou-lhes os nomes – Santa Filomena passou a denominar-se Boturuna e Guarda-Mor, Jurupeba.

Pela Lei n°233, de 24 de dezembro de 1948 foi incorporado o distrito de paz de Duplo Céu.

Origem do nome: Palestina, nome dado por colonos de origem turca ou palestina.
Denominação Anterior: Nova Palestina.
Fundador: Valentim Álvares Martins.
Data da fundação: Talvez antes de 1930.

Cachoeira do Talhadão, em Palestina, freqüentada por pessoas de toda a região, principalmente no verão

[Com informações do site da Prefeitura Municipal de palestina” >