Duas unidades na Grande São Paulo foram inauguradas nesta terça-feira, dia 19; ampliação do programa foi iniciada em 2007

O secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou na manhã desta terça-feira, 19 de maio, dois postos do programa de inclusão digital do Governo SP, Acessa SP, nos municípios de Caieiras e Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Com as novas unidades, o Acessa SP atinge a marca de 150 postos entregues à população desde o início de 2007, quando foi lançado o Plano de Expansão do programa.

“Este programa possui os três pilares da Gestão Pública. A eficiência, que é fazer mais com menos; a eficácia, que significa fazer o que é preciso; e, por último, a efetividade, ou seja, atender a quem mais precisa. O Acessa SP é um programa de baixo custo que tem um grande alcance social, na medida em que atendemos cidadãos de todas as idades que não têm computador em casa. O usuário utiliza este recurso até mesmo para trabalhar, como é o caso de autônomos que fazem dos postos seus escritórios virtuais”, disse o secretário Beraldo durante a cerimônia de inauguração do posto de Franco da Rocha.

Neste ano foram inauguradas 10 unidades no Estado. Além Franco da Rocha, que passa a ter duas unidades, e Caieiras, também receberam novos postos as cidades de Itu, Pradópolis, Pompéia, Oriente, Pirajuí, Paulistânia, Agudos e Pratânia. A meta do governo estadual é levar o programa para todas as prefeituras paulistas que manifestarem interesse.

Região metropolitana de São Paulo
O programa Acessa SP cobre 68% da região metropolitana de São Paulo, composta de 39 cidades. Desde o início do Plano de Expansão do Acessa SP, foram entregues 12 postos na Grande São Paulo. No total, são 67 unidades em funcionamento, sendo 34 instaladas na capital.

Na Grande São Paulo, o programa de inclusão digital do Governo SP oferece à população um total de 759 computadores com acesso gratuito à internet banda larga, sendo 475 máquinas somente na cidade de São Paulo. Mensalmente, são realizados cerca de 162 mil acessos nos postos do Acessa SP na região.

Em todo o Estado existem 495 postos distribuídos em 435 cidades, com 3.803 computadores e 928 monitores. Desde a sua fundação, há oito anos, o programa atingiu marca superior a 37,6 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,6 milhão de usuários com acesso gratuito à internet.

Nos postos do programa é possível usar os computadores em períodos de 30 minutos por acesso. Ao final desse período, o usuário que quiser continuar navegando na internet deverá retirar nova senha e aguardar sua nova vez, sem limites de repetição.

Perfil dos usuários
A efetividade do Programa Acessa São Paulo como política pública de inclusão digital é confirmada pelos resultados da Ponline, pesquisa que é realizada anualmente com os usuários do Acessa SP. Em 2007, participaram mais de sete mil pessoas em todo o Estado.

O principal público freqüentador dos postos do Acessa SP é o jovem de baixa renda. Entre os freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para as afirmações “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço:
Acessa SP de Caieiras
Inauguração: terça-feira, 19 de maio, às 9h30
Endereço: rua Bolívia, 470, centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 10

Acessa SP de Franco da Rocha 2
Inauguração: terça-feira, 19 de maio, às 11h
Endereço: rua Paoli com a rua Tiradentes
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 10

Da Gestão Pública

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *