Unidade recebe com frequência alunos de três instituições de ensino do município que utilizam a internet para fazer pesquisas escolares

O posto do Acessa SP de Guará, cidade com 20 mil habitantes localizada na região de Franca, completa no mês de maio três anos de atendimento à população. A unidade do programa de inclusão digital do Governo SP, que realiza mais de 1,5 mil atendimentos por mês, é usado principalmente por estudantes.

Três instituições de ensino da cidade: Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Engenheiro Urbano de Andrade Junqueira; Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Helena Telles e da EE (Escola Estadual) Marechal Rondon, mantêm uma parceria com a unidade do programa de inclusão digital do Governo SP, no sentido de incentivar os estudantes a usarem os recursos da informática para os estudos. Diariamente, o Acessa SP de Guará é frequentado por estudantes que usam os computadores para fazer pesquisas na web.

Para atender aos usuários que não têm condições de acessar a internet durante a semana, o posto funciona aos sábados. Durante a semana, o atendimento também é expandido, das 8h às 22h. A expansão do horário de atendimento representa uma taxa de ocupação – percentual que indica o uso das máquinas em relação à capacidade total –, superior a 71% por mês, em média. No total, o Acessa SP de Guará, localizado na rua Deputado João de Faria, 150, área central, dispõe de 5 computadores para os usuários.

Acessa SP
O programa de inclusão digital do Governo SP permite ao usuário o acesso livre à internet banda larga durante 30 minutos. Para navegar na internet mais de uma vez, após o término do período, é preciso que o usuário retire uma nova senha. O uso é ilimitado.

Monitores das unidades do Acessa SP também são capacitados para desenvolver projetos de inclusão digital com as comunidades. As iniciativas vão de acordo com as necessidades dos grupos. Os trabalhos são registrados na Rede de Projetos do site do programa, que permite, além de relatar o que é praticado durante as oficinas, a troca de experiências entre os projetistas.

Expansão
No Estado, o programa está presente em 436 cidades, dispõe de 496 postos, com 3.808 computadores e 928 monitores. Desde a sua fundação, há oito anos, o Acessa SP atingiu marca superior a 37,6 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,6 milhão de usuários com acesso gratuito à internet. Durante o Plano de Expansão, iniciado em 2007, foram instalados em todo o Estado 151 novas unidades. A meta do Governo SP é levar o programa para todos os municípios paulistas interessados.

Posto do Acessa SP de Guará

Inauguração: 15 de maio de 2006