Programa tem uma das maiores bases instaladas do pacote de escritório em código aberto do país

O Acessa São Paulo traz, na nova versão de seu sistema operacional, o Acessa Livre 3.0, uma atualização dos softwares para edição de texto, planilhas e apresentações já existentes: o BrOffice.org. A nova suíte de escritório baseada em código aberto deverá chegar a todos os postos até o final de 2009. Até o momento, 222 postos, com cerca de 1.774 máquinas, rodam o novo sistema operacional e o pacote de escritório livre brasileiro.

O membro da ONG que mantém o BrOffice.org, Felipe Augusto van de Wiel, fala sobre o software: “O BrOffice.org é uma versão localizada e traduzida do software OpenOffice.org. Isso significa que ele foi pensado para atender às necessidades e expectativas específicas dos usuários brasileiros”.

Sobre as vantagens da adoção do software por programas públicos de inclusão digital, como o AcessaSP, diz van de Wiel: “Um aspecto importante é que a adoção de software livre representa uma economia significativa para o governo. Outra questão é que a comunidade de desenvolvedores é muito acessível, está sempre aberta a sugestões para tornar o software cada vez melhor”.

Na última semana (dias 7 e 8 de maio) foi realizado o II Encontro Estadual de Usuários BrOffice.org de São Paulo, em Osasco, região metropolitana da capital. O evento contou com palestras e cursos voltados para coordenadores de infocentros e telecentros, professores, coordenadores pedagógicos e a comunidade local. Também participaram do encontro a equipe da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do estado de São Paulo) e da Escola do Futuro da USP, ambos parceiros da Secretaria de Gestão Pública no Programa AcessaSP.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *